Panaceia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.quais as 5 ou 6 ideias do autor .
A ideia principal do autor é a de participação nos diferentes contextos, o autor retrata a participação como um problema serio que não deve ser deixado nas mãosdos ideólogos políticos. Outra ideia é a dos mitos e ilusões .
A idade do oiro pré-industrial é o primeiro mito( na era pré-industrial o homem participava mas ficava asfixiado a ponto de não terpossibilidade de existência pessoal-
A ilusão da participação afectiva( cabe as empresas sensibilizar os trabalhadores ao ponto que sintam-se entusiasmados por uma causa), o homem participa na medida emque soubermos tocar-lhes na sua afectividade.
Perspectiva de chefia´é uma terceira ilusão em que acredita-se que a participação nas decisões é um presente. “ A participação é um direito natural,porvezes é uma tarefa muito pesada mais profundamente é por a descoberto seus truques,experiencias pessoais… que permitem exercer a sua função com menos custo.”2. Quais os mitos,preconceitos e ideias denunciadas pelo autor como factores prejudiciais á compreensão da participação.
- o tipo de formação dosengenheiros
-mudança da função de um funcionário
-ilusao na perspectiva de chefia( a participação não deve ser um presente, sim um direito dos trabalhadores que deve ser arrancado aos que detêm o poder.- o mito da idade do oiro pré- industrial
- o pessimismo

3. que ideia de participação opõe o autor áqueles mitos.
O mundo moderno transforma o homem em maquina( com as novas tecnologias o homemjá não é capaz de fazer nada sem ajuda de uma maquina )

4.Quais as condições necessárias a aplicação pratica da participação que o autor refere.
O autor refere como uma condição necessária á...
tracking img