Ok men

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OK MEN.

Na mitologia grega Panaceia (ou Panacea em latim) era a deusa da cura. O termo Panacéia também é muito utilizado com o significado de remédio para todos os males.
Asclépio (ou Esculápiopara os romanos), o filho de Apolo que se tornara deus da medicina, teve duas filhas a quem ensinou a sua arte: Hígia (de onde deriva higiene) e Panacéia. O nome desta última formou-se com a partículacompositiva pan (todo) e akos (remédio), em alusão ao fato de que Panacea era capaz de curar todas as enfermidades.
A tradição médica fez com que o nome de Panacea, sua irmã, seu pai e seu avô Apolofigurassem no juramento de Hipócrates, que ainda é formulado por alguns médicos no momento da sua graduação:
| Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacea, e tomo por testemunhastodos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo o meu poder e a minha razão, a promessa que se segue (...) |
— Juramento médico |
Este juramento, que data do século V antes da Era comum, começou aser deixado de lado por volta da metade do século XX, porque muitos médicos consideraram que não tinha sentido formular um juramento em que se evoca deuses gregos. No congresso da Associação MédicaMundial, em 1948, estabeleceu-se um juramento alternativo, conhecido como Declaração de Genebra, que vem sendo adotado por um número crescente de países embora outros ainda continuem com o juramento deHipócrates.
In Greek mythology, Panacea (Greek Πανάκεια, Panakeia) was a goddess of Universal remedy. She was the daughter of Asclepius and Epione. Panacea and her four sisters each performed afacet of Apollo's art: Panacea (the goddess of Universal remedy), Hygieia ("Hygiene" the goddess/personification of health, cleanliness, and sanitation ), Iaso (the goddess of recuperation from illness),Aceso (the goddess of the healing process), and Aglæa/Ægle (the goddess of beauty, splendor, glory, magnificence, and adornment).
Panacea also had four brothers – Podaleirus, one of the two kings...
tracking img