PANACEIA E HIG IA

937 palavras 4 páginas
PANACEIA E HIGÉIA

De qualquer modo, a dicotomia saúde/doença estava já representada na figura mitológica de Asclépio: Herói homérico, fruto dos amores terrenos do deus Apolo, tinha duas filhas que, para os gregos, personificavam a saúde (Higia) e a terapêutica (Panaceia), figuras estas, aliás, que são invocadas no célebre juramento de Hipócrates (" Juro por Apolo, o médico, por Asclépio, por Higia e Panaceia…") (vd. Caixa 1).
De Higia (do grego hygieia, saúde) deriva a palavra moderna higiene: práticas e condições conducentes a uma boa saúde. De qualquer modo, o vocábulo grego é, em termos semânticos e conceptuais, muito mais rico do que o latino salute (estado de robustez física, ausência de enfermidade ou doença). Por sua vez, de Panaceia (do grego panakeia), e por via do latim, deriva o vocábulo panaceia (remédio para todas os males ou doenças).
Conta a lenda que o próprio Apolo salvou o seu filho Asclépio, retirando-o in extremis do ventre da mãe, a ninfa Corónis, justamente quando o corpo da infiel amante do deus estava prestes a ser consumido pelo fogo na pira funerária. O nascimento de Asclépio começa, pois, por estar associado à vitória da vida sobre a morte.
Segundo Hacquard (1996), a lenda mais conhecida, respeitante a Asclépio, é a que nos foi relatada por Píndaro.
Entretanto, o filho preferido de Apolo é entregue ao centauro Quíron, que se encarrega da sua educação e o inicia na arte de curar. Asclépio, dotado de invulgares capacidades (e nomeadamente de sentido de observação), cedo superou o seu mestre em matéria de conhecimentos médicos. "Certo dia uma serpente surgiu-lhe no caminho, enrolando-se na vara que ele [empunhava]. Asclépio deitou-a por terra e matou o animal. Acontece que, miraculosamente, apareceu uma segunda serpente. Esta trazia na sua boca uma certa planta, com a qual ressucitou o réptil morto. Este acontecimento, carregado de simbolismo, foi para Asclépio uma revelação. A revelação das virtudes medicinais. E assim, encontramos

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • AlvarengaMagaliBarcante D
    66196 palavras | 265 páginas
  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas