Pallets

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PALLETS

PALLETS
O QUE É UM PALLET? A palavra se originou de pallet (do inglês), mas a forma correta em português é palete. Trata-se de um estrado de madeira, plástico, metal, papelão, fibra, entre outros materiais cuja finalidade é a acomodação de cargas e a otimização e praticidade no transporte destas. Sendo assim a empilhadeira ou carrinho hidráulico se torna essencial para que istoaconteça de forma rápida e segura. ESTRUTURA Um pallet geralmente constitui-se de duas faces separadas por vigas, ou por blocos, onde devem ser encaixados os garfos dos equipamentos para sua movimentação. Mas existem alguns modelos que só possuem uma face. Os pallets de face simples¹ não possuem face voltada para baixo, ou seja, a parte de baixo só serve de apoio e a parte de cima é onde será colocadaa mercadoria. Existem também os pallets de duas faces. Estes podem ser reversíveis² ou não-reversíveis³. Os reversíveis podem tanto serem usados, para colocação de mercadoria e empilhamento, de um lado quanto de outro. Já os não reversíveis só podem ser usados para colocação de mercadoria de um lado, pois na parte de baixo serão colocadas estruturas para fortalecer o pallet.

¹ Pallet com 1 facesimples

² Pallet com 2 faces - Reversível

³ Pallet com 2 faces - Não-Reversível

Os Pallets podem ter formato quadrado e retangular. O espaço entre as duas faces ou piso é geralmente de 10cm. Um pallet, em média, tem juntamente com as faces 15cm de altura¹. Ainda assim, podem possuir cantoneiras² para a proteção da carga. Eles também podem ser fechados, tipo caixa, o que aumenta aindamais a proteção das mercadorias. Outra característica importante de um pallet é a quantidade de entradas para garfos³ que este possui. Isto agiliza o tempo de movimentação da mercadoria. Todo pallet ainda deve conter uma sobra de espaço externo entre as faces e as vigas, caso seja necessário o uso de guindastes. Estas sobras levam o nome de asas, abas ou arestas.

² Cantoneiras paraacondicionamento da carga

¹ Exemplo de medidas ³ Forma de utilização dos encaixes nos pallets

VANTAGENS O pallet possui ainda inúmeras vantagens, dentre elas: - reduz acidentes pessoais; - reduz custos, pois facilita e agiliza operações; - pode ser utilizado para infinitas aplicações (colocação de mercadorias em armazéns, trocas de mercadorias entre matrizes e filias, etc); - agiliza o processo deestocagem; - serve de piso para que as mercadorias não fiquem no chão; - facilitam o empilhamento de várias cargas de forma eficaz e segura; - otimiza e racionaliza o processo de armazenagem (aproveitamento vertical, uniformização do local de estocagem);

Armazenagem de mercadorias sobre pallets em um armazém

DESVANTAGENS
28 tons de Carga Estivada (não paletizada)

28 tons em Carga Paletizada54 tons Carga Estivada (não paletizada)

Porém existem também desvantagens no uso dos pallets: - o seu peso e volume podem aumentar o valor do frete (pallets de aço são ótimos, pois pesam três vezes menos que os de madeira além de não terem que passar pelo processamento de fumigação); - ocupam mais espaço junto às cargas; - necessita-se de maior investimento no transporte, pois sua aquisição eacessórios para fixação não são baratos; - em caso do uso de pallets de madeira, dependo do país que está sendo ingressado, tem rígido controle do ministério da agricultura ou órgão responsável pois pode conter pragas. Daí o processo de fumigação.

54 tons em Carga Paletizada

PALETIZAÇÃO NO BRASIL Depois de alguns anos de pesquisa em parceria com a Universidade de São Paulo e alguns centrosde pesquisas, o padrão de pallet PBR foi o modelo escolhido para atender às necessidades de movimentação e armazenamento no Brasil. Este modelo possui inúmeras vantagens pois é versátil, tem custo acessível, atende inúmeros tamanhos de cargas e vários segmentos da indústria. Sua medida padrão é de 1,00 x 1,20m. Até o ano de 2005 aproximadamente 40% do total de pallets comercializados já estavam...
tracking img