Marketing esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA-UVV

BERNARDO DA COSTA FURTADO

MARKETING ESPORTIVO COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DA MARCA UNIMED VITÓRIA

VILA VELHA
2009
BERNARDO DA COSTA FURTADO

MARKETING ESPORTIVO COM ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DA MARCA UNIMED VITÓRIA

Artigo Científico desenvolvido como requisito final para aprovação na disciplina de “ProjetoFinal” do Curso de Marketing do Centro Universitário Vila Velha- UVV.
Professor Orientador: Valmir Matiazzi.

VILA VELHA
2009
SUMÁRIO

Resumo .....................................................................................................................04

Introdução.................................................................................................................05

Evolução histórica e conceitos psicológicos do Esporte............................................07

Do surgimento aos novos conceitos do Marketing.....................................................11

O que é a Unimed e a Unimed Vitória........................................................................16

Marketing Esportivo como estratégia dedivulgação da marca Unimed Vitória.........18

Considerações Finais.................................................................................................22

Referencias................................................................................................................24

RESUMO

O objetivo desse trabalho foi interagir esporte com o marketing e a partir dessa uniãoentender como o marketing esportivo pode ser extremamente importante para uma empresa. Marketing esportivo é um tema muito pouco estudado, mas que esta cada vez mais sendo abordado nas empresas como uma ferramenta importantíssima de comunicação. Também é uma aérea que na qual existem conflitos entre esportistas e empresários, pois possuem visões diferentes. Os resultados que podem ser obtidos com omarketing esportivo, também, estão diretamente ligados a compatibilidade entre marca investidora e evento/atleta/time escolhido.

Palavras Chaves: Esporte, Marketing e Marketing Esportivo.

INTRODUÇÃO

Empresas responsáveis estão descobrindo o que os consumidores querem e respondem com os produtos/serviços certos, preços que lhe oferecem um valor justo e lucro. E com a concorrência cada vez maisacirrada as empresas se utilizam de estratégias para atender e superar as expectativas que o consumidor faz pela marca.

No cenário capixaba não há um clube ou equipe que desperte tanta paixão como nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, mas não que isso leve a pensar que o capixaba não goste de esporte, pelo contrário, a cada dia mais se mostra um dos mais apaixonados. De acordo com MeloNeto (2007) o esporte é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes da atualidade, movimentando paixões nas pessoas e milhões de dólares no mundo todo através dos negócios que ele proporciona.

Nesse cenário competitivo que se desenvolve no século XXI, o artigo visa demonstrar de forma prática a aplicação do marketing esportivo como ferramenta de divulgação de uma marca. Mostrar aomercado como uma boa estratégia de marketing pode fidelizar o consumidor e garantir os próximos investimentos em produtos/serviços da mesma empresa devido ao laço de confiança e uma relação emocional criada entre o cliente, o produto, a marca e o serviço prestado, transformando-se em satisfação e encantamento.

O trabalho procurou abordar as diversas linhas gerais sobre o marketing esportivo emuma empresa. Além disso, o artigo tem por objetivo mostrar que um planejamento elaborado e com qualidade de marketing e comunicação pode proporcionar clientes fiéis e defensores da marca.

Como justificativa para essa discussão, busca-se entender como o esporte pode proporcionar a uma empresa o aumento do seu faturamento e principalmente a confiança e a fidelização do consumidor. Tenta-se...
tracking img