Marketing esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O trabalho trata-se de uma pesquisa sobre a grande procura das empresas pelo Marketing Esportivo como uma forma eficiente de promoção de deus produtos.
Marketing esportivo é utilização do esporte como ferramenta de comunicação e aplicação estratégica de marketing tradicional na indústria esportiva. Os precursores da classificação do esporte como negócio, um negócio extremamentelucrativo, foram os americanos, que apresentaram diferentes saídas para angariar fundos e transformar a atividade esportiva em uma forma de se obter cifras cada vez mais voluptuosas.
Criado no ano de 2006, o IBME (Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo) tem por objetivos promover o desenvolvimento do marketing esportivo no Brasil, realizando ações como a organizaçãode eventos, pesquisas e o engajamento entre os profissionais da área. A entidade organiza anualmente, em Florianópolis, o Encontro Nacional de Marketing Esportivo, que reúne profissionais de todo o país para debater as principais estratégias do marketing esportivo.
O primeiro evento esportivo oficial do Brasil, a ser patrocinado exclusivamente pela iniciativa privada, foi o Campeonato Brasileirode Futebol de 1987, denominado Copa União, organizado pelo Clube dos 13. Os patrocinadores foram: TV Globo, Coca Cola, Varig, Editora Abril e Dover Indústria de Plásticos. O projeto foi desenvolvido por João Henrique Areias, então VP de Marketing do Flamengo, que o comercializou juntamente com Celso Grellet, diretor de marketing do São Paulo. Este é um dos cases do livro Uma Bela Jogada - 20 anosde Marketing Esportivo, lançado por Areias em 2007.
De acordo com pesquisa realizada por Frederico Mandelli da Sport Target (2010), o Brasil possuiu 199 agências de marketing esportivo, sendo a maioria (53%) sediada no estado de São Paulo.
Os patrocínios aos uniformes dos clubes do futebol brasileiro somaram R$ 330 milhões em 2011, conforme estudo realizado pela Global Sports Network (GSN)Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Há vários tipos de marketing com ou sem fins lucrativos, tais como marketing de produtos, serviços, pessoas, lugares, causas e organizações. A análise de marketing pode ser feita com bonsresultados nos níveis global, nacional, organizacional, de produto e de marca.
Administração de marketing é o que as empresas fazem e devem fazer parar criar valor para os clientes e alcançar seus objetivos. Inclui o desenvolvimento de planos e estratégias, o entendimento dos clientes e mercados, o desenvolvimento de compostos de marketing e a implementação e controle das atividades.

2.Justificativa
Existem vários fatores responsáveis pelo investimento no esporte por parte de empresas dos mais diversos setores. Entretanto, dois deles são fundamentais para que se entenda o porquê do segmento ter se tornado referência para empresários:
1) Presença constante do esporte e suas variáveis na mídia em geral, podemos ver pelo número crescente de programas esportivos nas emissoras de rádios,TV´s e Internet;
2) O sucesso obtido no esporte é transferido para o patrocinador, gerando um retorno institucional e de vendas para os seus investidores.
O marketing é tão envolvente por uma questão bem simples: porque além de ser uma forma de comunicação saudável, envolve sentimentos de uma grandeza insuperável que só o esporte pode oferecer. Adrenalina, alegria, conquista, vibração e emoção sãoalguns dos elementos que fazem da atividade um misto de aventura e poder.
A função do marketing, no entanto, é conciliar as demandas do mercado com a paixão do esporte, proporcionando prazer em troca de resultados. Tudo isso sem esquecer o papel dos ídolos, que, nesse processo, são os verdadeiros porta-vozes do mercado, com suas mensagens traduzidas em forma de talentos esportivos.
O...
tracking img