Tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPOSTA DE PSICOEDUCAÇÃO

Conhecendo o TDAH e o TDA

O transtorno de déficit de atenção / hiperatividade é um transtorno de desenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas com os períodos de atenção, com o controle do impulso e com o nível de atividade. Porquanto, é considerado um problema de saúde mental que têm três características básicas: a desatenção, a agitação (ouhiperatividade) e a impulsividade. Este transtorno tem um grande impacto na vida da criança ou do adolescente e das pessoas de seu convívio. Pode levar a dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, bem como a um baixo desempenho escolar.
O maior problema de crianças com TDAH está na dificuldade de inibir o comportamento, por isso as pessoas dizem que “parece que tem bicho carpinteiro”.Enfim, como define Barkley: “o TDAH é uma deficiência de autocontrole que alguns profissionais denominam de funções executivas críticas de planejamento, organização e condução de comportamentos humanos complexos por longo períodos de tempo” (Executivo Central).
Sintomatologia do TDAH
Os sintomas variam de acordo com os seguintes grupos:
1 – Desatenção:
a) Não prestar atenção a detalhes oucometer erros por descuido;
b) Ter dificuldades para se concentrar em tarefas e/ou jogos;
c) Não prestar atenção ao que lhe é dito (“estar no mundo da lua”);
d) Ter dificuldade em seguir regras e instruções e/ou não terminar o que começa;
e) Ser desorganizado com os materiais e com as tarefas;
f) Evitar atividades que exijam um esforço mental continuado;
g) Perder coisas importantes;
h)Distrair-se facilmente com coisas que não têm nada a ver com o que está fazendo;
i) Esquecer compromissos e tarefas.
2 – Hiperatividade / Impulsividade:
a) Ficar remexendo as mãos e os pés quando sentado;
b) Não parar sentado por muito tempo;
c) Pular, correr excessivamente em situações inadequadas ou ter uma sensação interna de inquietude;
d) Ser muito barulhento para jogar ou divertir-se;
e)Ser muito agitado (“a mil por hora”);
f) Falar demais;
g) Responder às perguntas antes de terem sido terminadas;
h) Ter dificuldade de esperar a sua vez;
i) Intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.
Para obter-se o diagnóstico de TDAH a criança deve apresentar seis sintomas de desatenção e/ou seis sintomas de hiperatividade / impulsividade e os mesmos devem ocorrer de forma frequente. Sea criança só apresenta características da desatenção e não apresenta características do outro grupo o diagnóstico é de TDA (transtorno do déficit de atenção).
Para receber também um diagnóstico de TDAH estas características tem que se apresentar durante um tempo - seis meses, ocorrerem de forma frequente e em ambientes diferentes, pois se for só em casa ou na escola podem ser problemasespecíficos, por isso tem que aparecer em dois ou mais ambientes.
Antes, acreditava-se que a criança com TDAH não podia ficar quieta por um instante. Hoje, sabe-se que estas crianças ficam envolvidas quando estão em uma atividade que seja do seu interesse, o que mostra que a atenção e o controle motor são muito dependentes da motivação e das atividades individualizadas.
O acompanhamento de crianças eadolescentes com TDAH têm demonstrado que existe variação nos sintomas mais evidentes do transtorno de acordo com a faixa etária. Assim, em crianças menores (educação infantil – 3 à 6 anos), os sintomas mais evidentes são os relacionados a hiperatividade, bem como a dificuldade em tolerar limites e frustrações. Na idade escolar, o transtorno pode ser apresentar com uma combinação entre a desatenção, ahiperatividade e a impulsividade. Já na adolescência, os sintomas mais evidentes são a desatenção e a impulsividade, por isso adolescentes envolvem-se em atos infracionais, como brigas, furtos, dirigir sem licença, porque parecem que não pensam antes de agir, e em alguns casos podem se tornar adolescentes disruptivos.
Causas do TDAH
Os estudos atuais têm encontrado consonância com o conceito...
tracking img