Palestra: o supervisor de ensino na sua prática profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A escola é um espaço social que ainda necessita de grandes mudanças com a finalidade de cumprir o seu papel na sociedade, que é formar para a cidadania. A realidade educacional brasileira demonstraque a escola mesmo diante das transformações ocorridas com relação a sua estrutura e funcionamento, a maioria ainda encontra-se no plano de suas concepções teóricas e práticas alienadas a modelospré-estabelecidos e, até mesmo a modelos estereotipados.
É fundamental entender que para a escola, transformar os modelos e concepções e, participar efetivamente do desenvolvimento de um trabalhopedagógico eficaz, precisa refletir sobre a concepção de educação estabelecida no seu Projeto Político-Pedagógico com a participação coletiva visando atender as novas exigências que a sociedade estabelece paraas pessoas.
Muitos são os autores que com suas fundamentações teóricas contribuem para orientar e compreender o papel que o supervisor escolar deve desempenhar, entre eles destaca- se que astransformações sociais e políticas remetem ao supervisor escolar o compromisso com a "formação humana" no processo educacional.
Acreditamos que se a escola almeja atingir bons resultados na aprendizagem doseducandos, necessita planejar, avaliar e aperfeiçoar suas ações pedagógicas, para que o processo educacional seja de qualidade. Estas ações são algumas das diversas funções do supervisor escolar, asquais devem garantir para a escola resultados positivos e mobilizar toda a comunidade escolar para participar ativamente na tomada de decisões referentes à organização do ensino no seu ProjetoPolítico-Pedagógico.
Isso nos remete entender que o supervisor escolar deverá desenvolver seu fazer pedagógico objetivando o aperfeiçoamento dos educadores que atuam no espaço escolar, valorizando osdiferentes saberes e as suas contribuições para o planejamento de ações pedagógicas, respeitando a personalidade de cada um. Isso exige do supervisor escolar uma constante avaliação do seu desempenho...
tracking img