Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório apresentado à Coordenadoria
De Estágios em Educação da UNIP
Interativa, para aprovação em Estágio
Supervisionado.

EXTREMA
2012
Sumário
1. Descrição da experiência vivenciada durante o estágio em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio Normal (ou EJA) e em Gestão da Educação de Ambientes Escolares e Não Escolares. 1
2. Relatório daPalestra: O Orientador Educacional na sua Prática Profissional 6
3. Relatório da Palestra: O Gestor Escolar na sua Prática Profissional. 7
4. Relatório da Palestra: O Pedagogo Empresarial na sua Prática Profissional 8
5. Relatório da Palestra: O Supervisor de Ensino na sua Prática Profissional 9
6. Reflexão e Conclusão 10
Referências Bibliográficas

1. Descrição da experiência vivenciadadurante o estágio em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio Normal (ou EJA) e em Gestão da Educação de Ambientes Escolares e Não Escolares.
No ensino Infantil de 0 a 3 anos as crianças começam a ter a sua noção de mundo dentro da escola. O brincar e ter contato com objetos faz com que ela desenvolva a exploração de objetos e brincadeiras, ou seja, sua imaginação, o desenvolvimentoda linguagem e sua identidade em contato com o outro.
Tratando-se de linguagem oral e comunicação, são utilizadas músicas, histórias, brincadeiras e muita conversa. O contato com livros desenvolve a linguagem plástica com suas ilustrações.
O ato de brincar, pular, correr e explorar o ambiente faz parte dos desafios corporais. As crianças tocam em objetos descobrindo seu formato, sua textura,o cheiro e a cor mesmo sem saber identificá-los. Nesta fase, desenvolve-se o controle do movimento desordenado e a criança cria sua coordenação. Ela também cria sua autonomia e a formação da sua identidade.
Tendo a necessidade de agir e aprender sobre tudo o que estão vendo, as crianças desenvolvem a exploração do ambiente. Elas utilizam todo o corpo para a exploração: sentem o calor, percebemo tom da voz, objetos em movimento e colocam na boca a maior parte daquilo que tem acesso. Utilizamos materiais com obstáculos planejados para desenvolver a parte motora e a autonomia da criança.
A hora da alimentação é destinada, com o auxílio dos professores, a desenvolver a capacidade de cada um quanto a sua independência. A criança é estimulada a comer sozinha, segurar alimentos, copos etalheres com as próprias mãos. Assim incentivamos a autonomia. Quando a criança sobe nos brinquedos do parque e não desiste na primeira tentativa, ela também está se encorajando para sua independência. A partir do momento em que as crianças interagem umas com as outras gerando certo conflito, elas também desenvolvem sua linguagem verbal.
Atividades com cola colorida, guache, canetinhas, massinha egiz de cera, desenvolvem a expressão de cada uma para aquele momento. Assim estamos explorando a linguagem plástica. Mesmo não tendo controle motor os pequenos se comunicam através de seus rabiscos se expressando e percebendo aquilo que estão fazendo.
Nas aulas de música e educação física, as crianças se movimentam e cantam, utilizando-se assim da expressão corporal. A música está presente namaioria dos momentos da vida da criança. Quando ela bate palma, bate algum objeto, grita e escuta algum tipo de instrumento, ela percebe que cada um gera um som. Cantando estamos desenvolvendo a linguagem verbal. Durante as aulas de educação física, utilizamos diversos objetos como a bola para o estímulo do movimento corporal. Como os pequeninos estão começando a andar, conseguimos perceber tambémnesta fase, algumas dificuldades que devem ser encaminhadas para um profissional especializado para avaliação e talvez um posterior tratamento.
De 4 a 5 anos as crianças conseguem dar explicações para determinadas coisas que antes eram fantasiosas. Sabem dizer o que é quente ou frio, por exemplo. Nesta fase elas também aprendem a ter responsabilidade com seus pertences. São muito ativas e...
tracking img