Padagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO-ALFABETIZAÇÃO

SANTA RITA DO SAPUCAÍ-MG

2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ANA PAULA APARECIDA BORGES SILVA

MAIARA MESSIAS DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ALFABETIZAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina de

Estágio- Alfabetização, no Curso de

Pedagogia a Distância da Faculdade

Internacional de Curitiba –FACINTER

Tutor Local:a

Pólo de Apoio Presencial: Santa Rita do Sapucaí

SANTA RITA DO SAPUCAÍ-MG

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................1

2 INDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA......................2

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA........................................................2

2.2 HORÁRIO DEFUNCIONAMENTO...............................................2

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO..........................................................2

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO...........................2

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.............................................................................................3

5 CONSIDERAÇÕESFINAIS..............................................................6

REFERÊNCIAS....................................................................................6

INTRODUÇÃO

O presente estágio de alfabetização tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança.Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.

O estágio é de grande importância para instrumentalizar a nós estudantes de Pedagogia e futuras professoras, para que o mesmo se familiarize com a prática de sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituam-se ao ambiente escolar com seus problemas,desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e, sobretudo, cheio de crianças e jovens cheios de vida e vontade de aprender.

A escola é um espaço privilegiado para aprender a resolver conflitos e conviver com a diferença. Neste trabalho, faremos com certeza, muitas descobertas.

Nesta expectativa, visitaremos uma escola de Ensino Fundamental, a fim de fazer levantamentos dedados e no final, analisarmos com muita destreza, se os métodos, a didática, a pedagogia utilizada na escola, é realmente o procedimento satisfatório. Refletiremos sobre o ensino fundamental e suas práticas educativas.

Foi possível, entender a prática, a qualidade sobre a qual nós educadores falamos constantemente e que procuramos no nosso dia a dia. Com certeza, ainda buscamos uma direção.Estaremos analisando os resultados obtidos por meio da pesquisa.

Destacamos que a escola é local onde nossas crianças vivenciam a educação como prática social de forma mais efetiva. Não há quem negue a importância da educação na formação do indivíduo e, portanto, na formação de uma sociedade e de um país.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

Realizamos o estágio na Creche de Santa Rita doSapucaí, onde observamos toda estrutura física e organização pedagógica da escola.

A escola localiza-se na Rua Cincinato Marques de Azevedo, nº 103 no bairro Centro, na cidade de Santa Rita do Sapucaí.

A escola acima citada possui fácil acesso, rua pavimentada e tranqüila com pouco tráfego de pessoas e veículos. É uma escola da rede municipal que oferece a comunidade o ensino de educaçãoinfantil, 04 meses aos 6 anos. Atende alunos da zona urbana, sendo 30% de classe baixa e 70% de classe média baixa. A mesma funciona em dois turnos: matutino e vespertino, atendendo um total de 160 alunos matriculados. A maior parte desses alunos utiliza transporte circular por residir em um bairro mais distante. Quanto à interação da comunidade, ela acontece diariamente e através de reuniões...
tracking img