Pacifico sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A expressão Bacia do Pacífico associou-se à noção de um bloco econômico na década de 1970, quando os chamados Dragões Asiáticos - Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Coréia do Sul - empreenderam a suaacelerada arrancada industrial.
Em parte, essa arrancada foi impulsionada por investimentos japoneses diretos, deslocados do arquipélago pelo aumento dos custos de produção associado aos choques depreços do petróleo e à elevação dos salários internos.
Uma década depois, outros Dragões despontavam: Tailândia, Malásia e Indonésia. Mais uma vez, os capitais industriais japoneses desempenharam o papelde alavancagem.
As indústrias e exportações concentram-se em produtos têxtis e eletrônicos. Os tigres beneficiam-se da transferência de tecnologia obtida através de investimentos estrangeirosassociados a grupos nacionais. Os Estados Unidos e o Japão são os principais parceiros econômicos e investidores.
No início do processo, os capitais japoneses (e americanos) efetivamente cumpriram funçõesdecisivas nas arrancadas industriais. Porém, um pouco mais tarde, declina a importância dos investimentos americanos e, principalmente, verifica-se uma explosão de investimentos internacionaisprovenientes de grupos econômicos dos próprios Dragões Asiáticos.
A modernização da economia industrial da China Popular - empurrada pela política de abertura conduzida a partir da cúpula do PartidoComunista - é um componente fundamental do chamado "milagre asiático". Os baixos custos da abundante força de trabalho, os vastos recursos naturais, as oportunidades de investimento em infraestruturas detransportes, comunicações e hotelaria, as garantias fornecidas pelos donos do poder na China tudo isso atrai as corporações empresariais asiáticas para o novo oceano da economia de mercado que se abre.Porém, o que mais impressiona é a sua participação nas economias locais: os chineses étnicos controlam as economias de Cingapura e Malásia e têm um peso determinante nas economias da Tailândia, da...
tracking img