Projeto integrado topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO




Este trabalho apresenta a memória de cálculo de dimensionamento de um galpão para instalação de estabelecimento comercial, com toda infra-estrutura necessária para o funcionamento das áreas de vendas, financeira, atendimento ao cliente.
O projeto que será realizado em Parelheiros, prevê a implantação de uma loja de materiais de construção de médio porte, ondese pretende oferecer aos clientes toda gama de materiais para reformas e construções.
Para viabilização deste empreendimento foram necessários estudos que abrangeram as áreas de topografia, normas técnicas, cálculos diversos, leis de zoneamento, uso e ocupação do solo, etc.
Esta área tem baixa densidade populacional, e a implantação deste e de outros projetos previstos, como aconstrução de edifício comercial, condomínios fechados, condomínio residencial vertical, clube condomínio residencial horizontal, trarão benefícios para a população do entorno e desenvolvimento para toda região.
































2. MEMORIAL JUSTIFICATIVO TOPOGRÁFICO




Como parte integrante do curso de engenharia civil da Universidade Nove deJulho – UNINOVE, na disciplina de Topografia, foi-nos proposto a construção de um galpão comercial a ser implantado na região de Parelheiros, na cidade de São Paulo. Após cálculos baseados nas marcações da área que recebemos chegamos a 28.264,55m². A proposta seria a construção de um galpão que contivesse construções entre 4000m² e 8000m². Dentro dos parâmetros normais de taxa de ocupação ecoeficiente de aproveitamento como da ZM (Zona Mista), não teríamos nenhuma dificuldade para apresentar tal projeto.
Porém, de acordo com a lei de ocupação do solo da região onde se localiza esta gleba que é parte integrante do plano diretor da cidade de São Paulo, esta área faz parte da macrozona de proteção ambiental, sendo classificada como ZEPAMp06.
As ZEPAM (Zona de proteção ambiental)têm como objetivo proteger áreas especiais, e esta, na região de Parelheiros é uma remanescente importante de mata atlântica secundária em estágio médio de regeneração, vegetação protegida pelo decreto federal 750.
A taxa de ocupação máxima nesta região é de 10%, a taxa de permeabilidade mínima é de 90% e o gabarito máximo é de 9m, o que nos daria o direito de construir aproximadamente 5.652m², isto se fosse alguma atividade voltada para o meio ambiente. Com relação à taxa de ocupação, temos ainda a ressalva de que de acordo com a lei nº 13.885, de 25 de Agosto de 2004, a utilização de 10% do imóvel fica vinculada à análise pelos órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis que definirão a localização da parcela utilizável e demais exigências pertinentes à conservaçãoambiental.
Sabemos, devido a pesquisas realizadas que a área total em que esta gleba se insere é constituída de 270.000m². De acordo com a subprefeitura de Parelheiros, seu proprietário verificou a possibilidade de transferir o potencial construtivo, o que foi considerado pertinente e passível de inclusão no plano diretor regional.
Ainda na região de Parelheiros existem vários imóveis queestão inclusos como áreas sujeitas à incidência do direito de preempção.
Por todos os motivos expostos acima, em termos legais é inviável a implantação de qualquer equipamento que não seja voltado para a conservação do meio ambiente.
Porém, como se trata de projeto acadêmico cujo principal objetivo é dar aos alunos do curso de engenharia civil conhecimento de todas as etapas paraconstrução de empreendimentos diversos como edifícios, condomínios fechados, galpões comerciais e industriais, etc., desde o estudo do terreno, passando pelas fases de legislação e construção, nossa equipe de pesquisadores e construtores vai optar por seguir o código de obras baseados nas diretrizes de ocupação do solo das Zonas Mistas.


























3....
tracking img