Oloco meu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dadaísmo
O Dadaísmo surge em meio à guerra, em 1916, do encontro de um grupo de refugiados (escritores e artistas plásticos) com o intuito de fazer algo significativo que chocasse a burguesiada época.
Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das conseqüências emocionais trazidas pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, deinstabilidade.

O Dadaísmo é considerado a radicalização das três vanguardas européias anteriores: o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo. Os artistas desse período eram contra o capitalismoburguês e a guerra promovida com motivação capitalista. A intenção desta vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional.

A literatura tem como características: a agressividadeverbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. Faz uso do nonsense, ou seja, da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostasconforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.
O próprio nome “Dadaísmo” não tem significado nenhum, provavelmente tem o intuito de remeter à linguagem da criança queainda não fala.

Exemplos de obras de Dadaísmo
Marcel Duchamp (1887-1968), pintor e escultor francês, sua arte abriu caminho para movimentos como a pop art e a op art das décadas de 1950 e1960. Reinterpretou o cubismo a sua maneira, interessando-se pelo movimento das formas.

essa obra me chamou a atenção por que o dadaísta Marcel Duchamp pega coisas do nosso cotidiano e monta elacomo uma obra de arte, e ele pegou coisas diferentes uma da outra por exemplo: pega um ferro de passa e um telefone e monta uma obra.________________________________________________________________________

Sem Titulo
Essa obra me chama a atenção, pelo fato de me deixar tão fascinado sem eu sequer conseguir descrever com palavras posso dizer que é lindo, sugestivo e muito criativo.
tracking img