Ovinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - Comportamento e Bem Estar Animal
Grupo: Diego Demir, Douglas Peres, Gabriela Amorim, Gabriela Souza, Marcela Sardinha, Marlisa Ferreira, Naiara Doherty, Patrícia Lima, Pedro Flores, Victor Costa, Vitor Santos.

Criação de ovinos

A SANTA INES
A exploração de ovinos de corte não implica grandes investimentos e tem mostrado grande desenvolvimento noBrasil. À ovinocultura pode ser iniciada em uma pequena área, por ser um animal de pequeno porte, além disso, pode dividir o pasto com outras criações. A raça escolhida foi a Santa Inês pela viabilidade de pesquisa e acessibilidade ao ambiente de criação da mesma.
Teve origem no cruzamento de Carneiros da raça Bergamácia com ovelhas Crioulas e Morada Nova. São ovinos desprovidos de lã (deslanados)de grande porte, desprovidos de chifres, os machos podem chegar a cerca de 100Kg e as fêmeas 70Kg. São animais de muito boa aptidão para carne e pele, mas requerem cuidados por serem exigentes quanto à alimentação, necessitando de boa pastagem ou complemento.
São ruminantes e gostam de comer grama; são gregários (gostam de ficar juntos); não gostam de ficar na chuva; preferem pastar na parte danoite e gostam de lugares mais altos.
Pastagens com elevada disponibilidade de forragens, de alto valor nutritivo, podem suprir a totalidade de nutrientes necessários, inclusive para ovelhas na fase final de gestação, estas que apresentam um alto nível de exigência nutricional.
A produção contínua de cordeiros durante o ano todo é condição necessária para o sucesso da criação e esta é uma dascaracterísticas mais importantes da raça Santa Inês, que por ser poliéstrica anual, pode ser acasalada em qualquer época do ano, desde que em estado nutricional adequado. As fêmeas Santa Inês mostram ainda possibilidades de, em condições especiais de manejo, apresentarem cios ainda com a cria ao pé, o que diminui acentuadamente o intervalo entre partos, sendo possíveis intervalos inferiores a oitomeses. As borregas atingem a idade ideal de reprodução aos 18 meses; é necessário que estejam pesando no mínimo 35 kg, para que haja o encarneira mento. O encarneira mento dura 45 dias, mas o período de gestação dura 5 meses.A cada parto podem nascer de 1 a 3 carneiros.

A FAZENDA:
Nossa criação de ovinos é feita em uma fazenda sustentável com um espaço bruto de 20 alqueires, divididas empiquetes e bem feitorias como galpões de confinamento, maquinários entre outros.
A fazenda é movida por Bioenergia, e através da força da água onde move um moinho que gera energia. A bio energia, é feita através da coleta das fezes dos animais, onde são dissolvidas com água e posta em um recipiente de metal. Nesse recipiente ocorre a fermentação, onde assim gera gases que são enviados ao geradorfornecendo energia para toda a fazenda.
Outra atividade ecológica praticada é a coleta de toda a água utilizada para a lavagem dos animais e das estruturas de confinamento, onde essa água direcionamos para a irrigação de piquetes e plantações.
O esterco armazenado é utilizado como fonte de energia e as sobras para o adubo de nossas plantações.
Á água do rio além de ser capitada para ofornecimento de energia é também utilizada para a manutenção dos animais e de toda propriedade.
Toda a fazenda é formada de capim Massai em seus piquetes, onde os animais de solta se alimentam com um reforço de concentrado e sal mineral à vontade. Nesses piquetes ocorrem um rodízio de animais, irrigação e adubação, assim sempre o mantendo com uma alta qualidade e quantidade de capim para aengorda de nossos animais.
Nossas instalações contém uma vasta plantação de feno, onde existe um sistema de irrigação para mantê-la sempre ativa mesmo em época de seca, assim não perdendo a qualidade de nossos alimentos em consequência mantendo sempre nossos animais em sistema de engorda e sadios.

MANEJO DE PIQUETES:
Nosso manejo é dividido em dois tipos, devido ao nosso sistema a solta...
tracking img