Ovinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir, destina-se a ampliar os conhecimentos a cerca de animais com características em comum chamados de Ovinos.
São presentes na história desde tempos remotos; fosseis indicam milhões de anos, e existem também relatos bíblicos de pastores de ovelhas no Antigo Testamento.
Esses animais foram domesticados por volta de quatro ou cindo mil anos antes de Cristo.São de grande importância econômica, pois fornecem além de carne, leite, pele, a lã, muito utilizada na indústria têxtil de roupas e cobertores.
São classificados como pequenos ruminantes, os quais utilizam energia através de energia contida nas plantas de pastagens.
São encontradas diversas raças direcionadas para o produto visado, assim como apresentam também raças com dupla aptidão.2. HISTÓRIA, ORIGEM E DOMESTICAÇÃO DOS OVINOS

A existência dos ovinos foi comprovada em depósitos fósseis de até um milhão de anos. Esses animais, segundo relatos, foram um dos primeiros animais a serem domesticados e deles se aproveitavam a carne, o leite e a pele.
Os ovinos pertencentes ao gênero Ovis, surgiram provavelmente na Ásia Central e de lá pra cá seespalharam para outros continentes. Foram domesticados pelo homem primitivo, no período neolítico, cerca de quatro ou cinco mil a.C.
O relacionamento entre seres humanos e ovinos foi sempre benéfico para ambos. Os carneiros são insuperáveis na conversão de forrageiras em produtos para o consumo humano de alta qualidade, como a carne e o leite; já a lã e a pele, protegem o homem do frio e acontribuição do ser humano consiste no cuidado e proteção deles.
Como exemplo da existência dos ovinos, o deus grego Apolo é representado apascentando rebanhos, e em muitas passagens da Bíblia os cordeiros são mencionados. Descobertas arqueológicas evidenciam que já se criavam ovinos na Mesopotâmia e no Egito, por volta de 3000 a.C. A civilização babilônica se distinguia pela excelente lã extraída deseus rebanhos. Mileto e Sardes, na Grécia, eram importantes centros de comercialização de lã.
Acredita-se que os fenícios levaram ovinos de lã fina para as regiões costeiras do Mediterrâneo. Etruscos e babilônios escrutavam fígados de carneiro para adivinhar o futuro, e os romanos e os povos do norte da África dedicaram especial atenção a esses animais.
É bastante difícil afirmar a origemexata da utilização dos ovinos (Ovis aries) para a produção de alimentos. Sabe-se que rebanhos acompanharam o desenvolvimento da civilização no Mediterrâneo, como já mencionado anteriormente. No Antigo Testamento apareceu relatos que as ovelhas já acompanhavam o homem, bem como relatos da ordenha de ovelhas e da produção de queijos.
Os países europeus, asiáticos e do Norte africano tem uma tradiçãomilenar na produção e consumo de queijos de leite de ovelha.
Embora a ordenha de ovelhas pareça algo novo e original em nosso país, na Europa e Oriente Médio é realizada há aproximadamente 2000 anos. Durante muitos anos, a ordenha era feita manualmente, o que exigia esforço físico e, freqüentemente, era realizada ao ar livre, expondo os ordenhadores ao tempo e prejudicando a qualidademicrobiológica do leite. Atualmente é possível encontrar ordenhadeiras específicas para espécie no mercado.



3. OS OVINOS

Ovino é um termo referente ao mamífero pertencente a uma subfamília da família dos bovídeos, ordem dos artiodáctilos. Seu único gênero, Ovis, inclui grande número de espécies selvagens e apenas uma domesticada, o carneiro (Ovis aries), à qual pertencem as mais de 300 raçasespalhadas por todo o mundo.
No hemisfério norte e na África ainda há ovinos selvagens, de uma grande variabilidade genética. Esses animais diferem fundamentalmente dos caprinos por apresentarem glândula interdigital, glândulas suborbitais e cornos espiralados de seção transversal triangular e superfície ondulada (os dos caprinos, em geral, são lisos e de seção ovalar).
Os ovinos não exalam o...
tracking img