Ovinocultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biomas Brasileiros

O Brasil tem uma grande extensão territorial, apresentando as principais paisagens e ecologias do planeta. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o país possui nove biomas são eles: Caatinga, Cerrado, Campos Sul, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária, dos Cocais, Pantanal, Zonas Litorâneas.

Caatinga
Ocupando quase 10% doterritório nacional, com 736.833 km², a Caatinga abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais. Região de clima semi-árido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil, o bioma é rico em recursos genética dada a sua alta biodiversidade. O aspecto agressivo da vegetação contrasta com o coloridodiversificado das flores emergentes no período das chuvas, cujo índice pluviométrico varia entre 300 e 800 milímetros anualmente. A Fauna e representada por répteis, roedores, insetos, arara azul, cutia, sapo, gambá, preá e muitos outros. A Caatinga apresenta três estratos: arbóreo (8 a 12 metros), arbustivo (2 a 5 metros) e o herbáceo (abaixo de 2 metros). A vegetação adaptou-se ao clima seco parase proteger. As folhas, por exemplo, são finas ou inexistentes. Algumas plantas armazenam água, como os cactos, outras se caracterizam por terem raízes praticamente na superfície do solo para absorver o máximo da chuva. Algumas das espécies mais comuns da região são as amburanas, aroeira, umbu, baraúna, maniçoba, macambira, mandacaru e juazeiro.
No meio de tanta aridez, a Caatinga surpreende comsuas "ilhas de umidade" e solos férteis. São os chamados brejos, que quebram a monotonia das condições físicas e geológicas dos sertões. Nessas ilhas é possível produzir quase todos os alimentos e frutas peculiares aos trópicos do mundo. Essas áreas normalmente localizam-se próximas às serras, onde a abundância de chuvas é maior. Através de caminhos diversos, os rios regionais saem das bordas daschapadas, percorrem extensas depressões entre os planaltos quentes e secos e acabam chegando ao mar, ou engrossando as águas do São Francisco e do Parnaíba (rios que cruzam a Caatinga). Das cabeceiras até as proximidades do mar, os rios com nascente na região permanecem secos por cinco a sete meses do ano. Apenas o canal principal do São Francisco mantém seu fluxo através dos sertões, com águastrazidas de outras regiões climáticas e hídricas.
Cerrado
O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira, superado apenas pela Floresta Amazônica. São 2 milhões de km2 espalhados por 10 estados. O Cerrado é uma savana tropical na qual a vegetação herbácea coexiste com mais de 420 espécies de árvores e arbustos esparsos. O solo, antigo e profundo, ácido e de baixa fertilidade, tem altosníveis de ferro e alumínio. É na Região Centro-Oeste que ele predomina. Apresenta clima quente e período de seis meses alternados de chuvas e seca. Uma das principais características do cerrado são as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas. Sua fauna é grande, composta por tamanduá-bandeira, tatu-bola, onça-pintada, capivara, etc. Mais as 759 espécies de aves que se reproduzem na região,180 espécies de répteis, 195 de mamíferos, sendo 30 tipos de morcegos catalogados na área. O número de insetos é surpreendente: apenas na área do Distrito Federal há 90 espécies de cupins, mil espécies de borboletas e 500 tipos diferentes de abelhas e vespas. Cientistas descobriram que apenas cerca de 20% do Cerrado ainda possui a vegetação nativa em estado relativamente intacto.
Campos do Sul
OsCampos também fazem parte da paisagem brasileira é encontrado na Região Norte (Amazonas, Roraima e Pará). No sul do país, a vegetação é composta por campos limpos, as chamadas estepes úmidas. Os Campos do Sul ocorrem no chamado "Pampa", uma região plana de vegetação aberta e de pequeno porte que se estende do Rio Grande do Sul para além das fronteiras com a Argentina e o Uruguai. São áreas...
tracking img