Outsourcing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Outsourcing é uma forma de obter mão-de-obra terceirizada, na qual a empresa possa reduzir seus custos internos e manter um padrão de lucro favorável para a organização. Nos últimos anos, o mercado mundial de Outsourcing, tem se expandido muito rapidamente e novos setores aparecem e se transformam em novas possibilidades de negócios para as empresas . O Outsourcing apresentouduas tendências, uma onde as empresas concentram seus esforços em suas atividades essenciais e outra onde há uma concentração quanto ao valor da informação.
O aumento da competitividade dos mercados forçou as empresas a passarem a concentrar os seus melhores recursos no seu negócio, criando assim, oportunidades de Outsourcing de atividades, funções ou processos que não seriam sequer imagináveis.Este trabalho acadêmico tem como objetivo mostrar as principais idéias de Outsourcing: suas características, suas diferenças, riscos e benefícios, vantagens e desvantagens e seu processo de implementação na organização. Hoje, uma das formas de Outsourcing que tem vindo a adquirir maior protagonismo é a wikização de algumas tarefas ou componentes, nomeada, mas não exclusivamente no domínio datecnologia de informática. O modelo de negócio que começou ser estabelecido com base num simples acordo comercial entre duas entidades, foi evoluindo para outras formas de relacionamento onde a perspectiva de partilha custo/benefício passou a estar presente.

2. O que é o Outsourcing

O Outsourcing é uma forma de acrescentar valor a um negócio convertendo um centro de custos interno numserviço externo através da subcontratação, permitindo a libertação de recursos da organização e dos gestores para concentrarem a sua atenção nas áreas de negócio de elevada importância estratégica. Em outras palavras “Outsourcing” é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.
A contratação de serviçosperiféricos visa reduzir custos internos aproveitando o “Know how” e a especialização de empresas externas que, em determinadas áreas específicas, se revelam como opção mais vantajosa, permitindo maiores rentabilidades, uma vez que os empregados subcontratados normalmente ganham pouco demais para fazerem este tipo de serviço.
De modo geral, em Portugal o termo Outsourcing está ligado á gestãoestratégica. Seja de tecnologia ou qualquer outro serviço. A mão-de-obra também faz parte do Outsourcing, mas não da mesma forma como na até então já bem conhecida terceirização de pessoal, onde o trabalho sempre fora puramente “braçal” com pouco uso de tecnologia.

3. Diferenças entre Outsourcing e Terceirização

A diferença entre Outsourcing e Terceirização é que, inicialmente, Outsourcingestá ligado a procura de “fontes” fora da organização ou país e terceirização correlaciona dentro do país.
* Outsourcing é o uso estratégico de recursos externos para a realização de atividades tradicionalmente realizadas pelos recursos e equipes internas.
* A expressão terceirização também pode ser usada, sendo que esta é uma tradução livre de Outsourcing, mas que em Portugal nãocorresponde inteiramente a realidade de uso.
* Exemplo de Outsourcing: gerenciamento de redes de computadores, gerenciamento de equipamentos e impressão de documentos, gestão de segurança corporativa e outros serviços que necessitem de equipamentos, “Know how” e mão-de-obra especializada.
* Exemplo de Terceirização: trabalhos como faxina, portaria e segurança que quase sempre não requeremconhecimentos técnicos específicos e são comumente conhecidos como serviços terceirizados.

4. Áreas de atuação do Outsourcing

Entre as áreas possíveis de Outsourcing destacam-se as seguintes:
Planejamento e Estratégia: Nesta área há disponível no mercado toda uma legião de consultores dispostos a ajudá-lo. As multinacionais da consultoria especializadas em estratégia, poderão ter um...
tracking img