Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PALESTRA SOBRE PSICOMOTRICIDADE

No último dia 04.11.10 a UniSant”Anna, atendendo disposições do MEC a respeito dos TDEs, promoveu uma palestra sobre “Psicomotricidade” com o professor Cristiano,que trata sobre a importância e a relação existente entre o comportamento em sala de aula e a atividade física. A psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, amente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica.
Segundo o palestrante, a psicomotricidade é a educação do movimento com atuação direta sobre o desenvolvimentointelectual, com uma relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas. Além disso, auxilia o desenvolvimento funcional de acordo com as possibilidades da criança eajuda na sua afetividade com a interação com o ambiente humano. Foi citado também um certo preconceito que existia a respeito das aulas de Educação Física, que era sempre relegada a segunda plano e erafacilmente descartada pelas administrações escolares, sem se darem conta do quanto a prática esportiva/física era, é e sempre será fundamental para o desenvolvimento do ser humano, principalmente nafase infantil.
Durante a palestra, Piaget foi citado para a explicação das fases de desenvolvimento da criança e de sua necessidade de contato com o físico para poderem ter noção do abstrato. Umacriança, por exemplo, se quiser passar por baixo de uma mesa com cadeiras, certamente baterá com a cabeça nos “pés” da mesa e/ou das cadeiras. Desse modo, ela passará a ter conhecimento corporal e agirá demodo diferente da próxima vez, tomando consciência assim, das possibilidades e decisões que precisará tomar para executar determinadas ações. Foi citado que a psicomotricidade auxilia na procepção doindividuo, ou seja, no conhecimento, da sensação do próprio corpo.
A palestra foi muito interessante, elucidativa e nos mostra o quanto temos que nos mantermos sempre em sintonia com novos métodos...
tracking img