Otm operador de transporte multimodal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
No comércio internacional nota-se as complexas ações em busca do melhor desempenho para o desenvolvimento da economia mundial. A partir do final dos anos 70, especialmente nos países de economias em desenvolvimento, surgiu a necessidade de procurar novas abordagens para atingir maior competitividade nas operações de comércio internacional.

Com o advento daglobalização, ocorreu a inserção de um maior número de países em desenvolvimento no cenário internacional; a competitividade aumentou e a gestão de distribuição tornou-se uma necessidade mundial, principalmente para o empresariado desses países, que deve procurar a melhor forma de operar em níveis ótimos, pois tem como meta o crescimento, apesar dos problemas em nível macroeconômico.

Também algunspaíses desenvolvidos procuraram instalar seus parques fabris em países em desenvolvimento à procura de menores custos de mão-de-obra, matéria-prima e facilidade de entrada em novos mercados, entre outros fatores, obrigando as empresas dos países em desenvolvimento a inserir novas tecnologias e novas abordagens gerenciais para obter um mínimo em níveis de concorrência.

Diante dessa mudança naeconomia global, percebe-se a importância da logística como a ciência que adapta os meios disponíveis e as formas estratégicas para o alcance dos propósitos das organizações. De acordo com a Associação Brasileira de Logística (ASLOG) ela é definida como “o conjunto de atividades que tem por objetivo a colocação, ao menor custo, de uma quantidade de produto, em um lugar e no tempo onde uma demandaexiste”.

Na economia atual nota-se que a logística está desempenhando o papel de importante ferramenta auxiliar nos processos da cadeia produtiva. As grandes empresas valem-se dela para estudos das melhores formas de alocação de recursos, desde a compra da matéria-prima até a chegada ao consumidor final.

Inserido nesse contexto está o processo de distribuição. Este é pontofundamental no resultado final dos processos econômicos, em que custo, tempo e qualidade de serviços são indicadores diferenciais para explorar vantagem competitiva. Para atender às necessidades do consumidor no mercado internacional a tempo justo e com qualidade total é necessário observar dois fatores no comportamento dos exportadores e importadores no tocante à tomada de decisão quando vendem oucompram mercadorias: o tempo de entrega, a qualidade do produto (carga) e os serviços para transportá-lo até o destino final, aspectos que são de importância fundamental no que diz respeito à competitividade em relação aos outros fornecedores.

Dentro do processo de distribuição, o transporte é fator relevante, pois o frete pode absorver até dois terços do gasto logístico. Quando não existeum bom sistema de transporte, a extensão do mercado fica limitada às cercanias dos locais de produção.

A liberalização crescente da economia mundial requer que a vantagem competitiva seja mais determinante do que a vantagem comparativa para os países que negociam no âmbito internacional.

Na procura por alcançar um maior nível qualitativa e quantitativamente nas exportações, oBrasil vem tomando varias medidas para o incremento da pauta exportadora e setores interligados, preocupando-se também pela modernização do setor de transportes. Na prática o desenvolvimento é lento e o descaso ainda é grande, mas o empresariado do país, que deseja atuar como OTM e aqueles que pretendem se utilizar de seus serviços, é otimista pois vê a grande importância dessas mudanças, que podemauxiliar na agilidade dos processos de comércio internacional e na busca pelo superávit nacional.

Dentro dos sistemas de transportes, pode-se analisar a progressão da área logística de um modo geral pela inserção de novas técnicas e tecnologias, porém o excesso de burocracia, o descaso, na área portuária, por exemplo, e a falta de planejamento acaba afetando a utilização da rede de...
tracking img