Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAMOSP - FACULDADE MOZARTEUM DE SÃO PAULO
Rua Nova dos Portugueses, 365/385 • Santa Terezinha. - São Paulo • SP
CEP 02462-080 • (11) 2236-0788 • www.mozarteum.br

TRANSPORTE
MULTIMODAL

SUMÁRIO

Introdução
Transporte Multimodal
Características
Requisitos Para Existir Transporte Multimodal
Vantagens do Transporte Multimodal de Cargas
Dificuldades do Transporte Multimodal
Brasil –Ganho com a operação Multimodal
Multimodalidade
Atribuições da ANTT Quanto à Multimodalidade
Operador de Transporte Multimodal - OTM
Quais as Responsabilidades do OTM?
Características do OTM?
Transbordo de Carga
Conclusão
Bibliografia

INTRODUÇÃO

A área de transportes vem crescendo a cada dia e tornando-se cada vez mais, fonte de lucro para o país, sendo uma vantagem competitiva para asempresas estruturadas e que trabalham com a multimodalidade.
O presente trabalho é um estudo sobre o Transporte Multimodal no Brasil e as características mais significativas dos Operadores de Transporte Multimodal.
Iniciamos o trabalho explicando como surgiu e o que é esse tipo de transporte e como ele é regido, citamos alguns requisitos principais para que exista essa modalidade assim comosuas vantagens, dificuldades e os ganhos com as operações multimodais no Brasil (pesquisa feita em 2003).
Logo após citamos algumas atribuições da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) quanto à multimodalidade, o que é o Operador de Transporte Multimodal (OTM), quais as suas responsabilidades e características, uma breve explicação sobre transbordo de cargas e um artigo a respeito deinfra-estrutura que pode melhorar pelo menos o transporte terrestre.
Buscamos mostrar as dificuldades que essa modalidade enfrentou para ter espaço no mercado e seu desenvolvimento conforme foi mostrando a sua importância, tal como os ganhos que obteve para o Brasil.
A pesquisa foi feita através de sites e outros trabalhos acadêmicos a respeito do mesmo tema, focando nas informações mais relevantese principalmente em passa-las de forma clara e objetiva para facil entendimento de todos.

TRANSPORTE MULTIMODAL

O transporte multimodal de cargas surgiu da necessidade de dar mais agilidade e eficiência à movimentação de cargas nas cadeias de valor, além de dar mais tranqüilidade à empresa contratante do serviço. Atualmente alguns países têm legislações referentes a essa modalidadelogística, a partir da proposta da Convenção das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) em 1980, ficando mais conhecida como Convenção da Genebra para regulamentação do Transporte Internacional Multimodal de Mercadorias. Portanto, o transporte multimodal surge a partir de uma instituição, reforçando o seu caráter normativo.
As ações regulatórias do governo resultaram constituição legaldos elementos mínimos para viabilização da operação multimodal. Eram eles:
- Definir o conceito de multimodalismo;
- Constituir legalmente a figura de Operador de Transporte Multimodal (OTM) e regular seu credenciamento;
- Constituir legalmente o conhecimento de Transporte de Cargas Multimodal (CTMC);
- Dispor sobre o ICMS
- Dispor sobre as coberturas de Seguro.
O século 21, principalmente porser o século da globalização, será renovado com o foco especial no transporte multimodal de cargas. Foco este direcionado pela mudança de requerimentos das cadeias de suprimento globais. Cada um dos modais de transporte (aéreo, rodoviário, ferroviário, marítimo, etc.) tem experimentado uma evolução tecnológica enorme, mas, sob uma estrutura regulatória que não viabilizava a operação integrada.
Amudança da regulamentação, provocada pela agressiva competitividade global das empresas está desobstruindo o crescimento do transporte multimodal. Não só no Brasil, mas no mundo inteiro, a multimodalidade tem sido dirigida quase que essencialmente por quatro grandes premissas:
- Hiper-competição das cadeias de suprimento de um mercado global;
- Necessidade de confiabilidade e flexibilidade...
tracking img