Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
JULIANA LIMA DA SILVA
SILVANA HAUBERT

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ALFABETIZAÇÃO

SÃO LEOPOLDO
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
JULIANA LIMA DA SILVA
SILVANA HAUBERT

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ALFABETIZAÇÃO

Trabalho apresentado á disciplinade Estágio – Alfabetização, no curso
de Pedagogia a distância da Faculdade
Internacional de Curitiba- FACINTER.Tutor Local: Eloísa Baseggio Calvo

Pólo de Apoio: CA-São Leopoldo

São Leopoldo
2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................06
2. IDENTIFICAÇÃODA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA........................................08
3. CONCEPÇÕES PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO.......................................10
4. DESCRIÇÃO E ÁNALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO..13
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................17
6. REFERÊNCIASBILBIOGRAFICAS...............................................................18



1. INTRODUÇÃO

O Estágio é um processo de aprendizagem indispensável a nós profissionais, que desejamos estar preparados para enfrentarmos os desafios de nossas carreiras futuras. Está no Estágio à oportunidade de assimilar a teoria e a prática.
Aprender as peculiaridades e “macetes” da profissão.Conhecer arealidade do dia-a-dia do que escolhemos para exercer. Á medida que temos contato com as tarefas que esta disciplina nos proporciona, começamos a assimilar tudo o que aprendemos e até aquilo que iremos aprender teoricamente. Sabemos que pedagogicamente o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência.
Temos muito mais retenção ao que aprendemos na prática do que ao queaprendemos lendo ou ouvindo. O que fazemos diariamente e com freqüência, é absorvido com muito mais eficiência. A nós futuros profissionais é indiscutível os benefícios e as vantagens desta experiência. As aulas em sala de aula, nos proporciona aprendermos, conceitos e teorias que são necessários a nós futuros docentes. Mas a vivência do trabalho, nos permite assimilar vários elementos que nos foraensinados teoricamente.
É possível distinguir aquilo que precisamos aprender para nos aperfeiçoarmos. Para o desenvolvimento do presente relatório, utilizamos como principal ferramenta de estudo; leitura do livro base da disciplina Estágio no curso de Pedagogia. Este trabalho apresenta os resultados de um trabalho de observação, que teve como objetivo principal analisar as concepções de uma turmado segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de São Leopoldo, a respeito da alfabetização e suas dificuldades. Contém informações sobre a escola em um contexto geral desde a sua construção predial até seu Projeto Político Pedagógico. Sua localização, nível econômico da comunidade e as dificuldades dos alunos e da própria instituição em manter-se objetiva no propósito deformar cidadãos (ã). Como material de pesquisa além do livro base, fora utilizados leituras complementares de algumas obras, pesquisas em sites de apoio na internet, que deram total suporte e contribuíram para os fundamentos atribuídos na construção e elaboração deste relatório.
Palavras Chave: Escola. Educação. Aperfeiçoamento.

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
A escola teve seu...
tracking img