Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OSTEOPOROSE
É uma desordem esquelética caracterizada pela redução da massa óssea com alterações da microarquitetura do tecido ósseo, o que leva a redução da resistência do osso e ao aumento da suscetibilidade a fraturas.
A osteoporose é uma doença ósteo-metabólica e não é necessariamente sinônimo de envelhecimento. Atinge uma em cada quatro mulheres aos cinqüenta anos e um em cada 10 homens apartir dos 65 anos.
Causa
A osteoporose pode ser desencadeada por diversos fatores. A pós-menopáusica aparece em mulheres de 51 a 75 anos e é causada pela falta de estrogênio, hormônio feminino que auxilia na regulação da incorporação do cálcio aos ossos das mulheres.
Já, a osteoporose senil provavelmente é decorrente de uma deficiência de cálcio relacionada com a idade e de um desequilíbrioentre a velocidade de degradação do tecido ósseo e a velocidade de formação de osso novo. Normalmente os indivíduos com mais de 70 anos de idade são os mais afetados, além de ser duas vezes mais comum em mulheres.
A osteoporose secundária, identificada em menos de 5% dos pacientes, é desencadeada por outras enfermidades ou por drogas. Por último, a mais rara de todas, a osteoporose juvenilidiopática ocorre em crianças e adultos jovens aparentemente sem qualquer fragilidade hormonal ou vitamínica e sua causa ainda não foi esclarecida.
Vários fatores de risco também estão associados tanto ao desenvolvimento da osteoporose quanto às fraturas:
História prévia de fratura
Baixo peso
Sexo feminino
Raça branca
Fatores genéticos (existência de parente de primeiro grau com história de fraturasem trauma ou com trauma mínimo)
Fatores ambientais (tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e cafeína, inatividade física)
Baixa ingestão de cálcio alimentar
Alterações hormonais (menopausa precoce, menarca tardia, amenorréias)
Drogas (corticosteróides, alguns anti-epilépticos, hormônios tireoideanos, ciclosporina)
Doenças endocrinológicas (hiperparatireoidismo primário,tireotoxicose, síndrome de Cushing, hipogonadismos e diabete melito)
Doenças hematológicas (mieloma múltiplo)
Doenças reumatológicas (artrite reumatóide)
Doenças gastroenterológicas (síndrome de má-absorção doença inflamatória intestinal, doença celíaca)
Doenças neurológicas (demência)

Principais sinais e sintomas
O paciente não apresenta sinais e sintomas nos primeiros estágios da doença. Elesaparecem mais tarde, quando a densidade óssea diminui a ponto de causar colapso ou fratura óssea, o que pode provocar dor e deformidade óssea. Pode ainda ocorrer dorsalgia (dor nas costas) se o indivíduo sofrer um colapso vertebral (fraturas por esmagamento vertebral). Caso várias vértebras sejam fraturadas, a coluna vertebral sofre uma curvatura anormal que provoca distensão muscular e dor, chamada de"corcunda de viúva". Pequenas sobrecargas de peso ou quedas podem fraturar outros ossos.
A osteoporose não só provoca fraturas, mas também retarda a consolidação delas.
Complicações
As complicações principais são as causadas pelas fraturas: dorsalgia (dores nas costas); dificuldade ou incapacidade para a realização de movimentos devido ao grave enfraquecimento das vértebras e compressão dasraízes nervosas; dificuldade na marcha, quando a fratura acontece no quadril.
Tratamento
Para os pacientes com osteoporose, o tratamento tem o objetivo de diminuir ou frear a perda óssea, minimizar os riscos de quedas para prevenir as fraturas e controlar a dor associada à doença. Para isto são usados alguns medicamentos e fisioterapia.
A reposição hormonal durante ou depois da menopausa minimiza aocorrência de osteoporose.
Também é necessário manter uma dieta com quantidades adequadas de cálcio, vitamina D e proteínas.
Prevenção
A prevenção e o tratamento podem envolver o emprego de recursos que procuram evitar a perda do tecido ósseo. Para as pessoas que tendem a desenvolver a osteoporose ou estão no início da doença, principalmente as mulheres acima dos 50 anos, os exercícios...
tracking img