Aromaterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A aromaterapia nos faz despertar para a necessidade de desenvolvermos nossa sensibilidade olfativa se desejarmos tirar o Maximo de aproveito das riquezas do mundo natural.Os aromas emanados das plantas devem-se particularmente a presença de poderosas substancias curativas,os óleos essenciais,que podem nos ajudar nos momentos de dificuldade,quando o nosso equilíbrio físico ou mental encontra-se emdesajuste.Tais essências voláteis, poderosas encondidas, em minusculas glândulas no interior das plantas,contem muitas propiedades beneficas e são usadas na aromaterapia para aumentar a vitalidade e melhorar a saúde. (PRICE, 1999)
Em poucos minutos, esses óleos pode levá-lo para bem longe de suas aflições e preocupações cotidinas,deixando-o no reino do relaxamento,onde você pode começarrestituir alguma sanidade a sua vida.Nos tempos modernos a aromaterapia pode reanimar e reabilitar seu corpo cansado e dolorido,e revigorar rejuvenescer sua mente exausta,ajudando-o a percorrer o caminho rumo a um maior relaxamento tranquilidade. (BLUMENFELD, 1994)
Segundo registros que remotam a 4500 a.C. os egípcios usavam substancias balsâmicas (resinas perfumadas,colhidas de certas arvores) nasmedinas e nos rituais religiosos.Imhotep,grao-vizir (espécie de primeiro ministro) do faraó Djoser (2780-2720 a.C.) ,popularizou o uso de óleos, ervas plantas aromáticas como remédios. Em 1817,um papiro egípcio de cerca de 250m de comprimento foi descoberto e datado a 1500 a.C. Esse Papiro Ebers descreve as formulações especiais utilizados pelos alquimistas e sumos sacerdotes do Egito para misturarsubstancias automáticas. Algumas eram esmagadas e curtidas em azeite de oliva.Em 1922,o tumulo do rei Tutancâmon (governou c. 1358-1340 a.C.)foi descoberto praticamente intacto,contendo 350 litros de óleo em jarras e albastro.Os recipientes estavam selados com cera vegetal e o conteúdo,liquefeito,achava-se em ótimo estado.Os egípcios levaram a perfeição a arte do embalsamento,usando resinasaromáticas e óleos essências para evitar a adegradaçao de tecidos humanos.Os sacerdotes predisseram acertadamente que os corpos durariam pelo menos tres mil anos. (GARDNER, 2007)
Envolto em panos fortemente ajustados e amarrados,previamente embebidos em óleo de essência e de mirra,os reis podiam seguir incólumes para o mundo novo e iniciar uma nova vida.O resultado dessa técnica pode ser comprovadomilhares de anos mais tarde pelas descobertas de arqueologos ao serem abertas suas tumbas.Os corpos dos faraós estavam quase intactos.Na tumba do rei Amon foram encontrados recipientes com essências aromáticas,em embora remontem ao ano 1400 a.C. não perderam sua intensidade.Os homens usavam uma espécie de desodorante feito com mirra,incenso,rosmaninho e tomilho.Os óleos aromáticos eram misturados comgordura e usados sob a roupa na forma de bolinhas,que iam se derretendo lentamente devido ao calor do corpo.
Na aromaterapia, a inalação, a aplicação e o banho são os principais métodos usados para fazer com que o óleo essencial seja absorvido pelo corpo.Os oleos essências são altamente voláteis,evaporando-se tão logo entram em contato com o ar,quando inalados podem,entrar no corpo através dosistema olfativo.Quando diluídos e aplicados externamente,os óleos essências podem penetrar na pele.Os tratamentos com banhos permitem tanto inalar quanto absorver os óleos. (KELLER, 1989)
A inalação de oleos essências pode trazer alivio rápido para problemas respiratórios e relacionados ao stress. Preucaçao: Feche os olhos durante a inalação.
Banhos:
Voce pode usar oleos essências no banho comoauxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde. Os óleos não se dissolvem prontamente na água, mas se dispersam rapidamente quando agitada a água do banho.Não use água muito quente para evitar que o óleo evapore depressa.
Bochechos e gargarejos:
Bochechos e gargarejos ajudam a aliviar as surpeficies mucosas inflamadas da boca.
Compressas
Uma compressa com óleo essencial podem acalmar...
tracking img