Osmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processofísico-químico importante na sobrevivência das células.
A osmose pode ser vista como um tipo especial de difusão em seres vivos.
A água movimenta-se sempre de ummeio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos osmeios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água, mas impedem a passagem deoutras moléculas.
Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Esseprocesso está relacionado com a pressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente. Assim, a osmose pode ajudar a controlaro gradiente de concentração de sais nas células.
Osmolaridade é a quantidade de partículas dissolvidas em um determinado solvente. Quanto maior aosmolaridade, maior a presssão osmótica do soluto sobre o solvente. Pressão osmótica é a força de atração que o soluto exerce sobre o solvente, atraindo-o a fim deequilibar as pressões osmóticas de dois lados de uma membrana semi-permeável.
Osmolaridade refere-se ao número de partículas osmoticamente ativas de soluto contidas em1 litro de solução. A osmolaridade de uma solução depende da temperatura epode ser vista como uma medida da concentração de partículas osmoticamente ativas.
tracking img