Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O artigo científico, ao apresentar de forma completa, embora sucinta, os propósitos, os procedimentos de uma boa pesquisa, a metodologia empregada por seu autor e os resultados obtidos, possibilitar ao leitor avaliar a pesquisa realizada. Isso permiti que outros pesquisadores, ou repitam a experiência – confirmando ou não seus resultados -, ou nela se baseiam, ampliando asdiscussões e o conhecimento sobre o assunto e inspirando novas pesquisas.

Artigo Científico

Conceito

O artigo científico consiste em um texto que apresenta, discutem e divulga idéias, métodos a técnicas, processos e resultados de pesquisa cientifica (bibliografia experimental ou de campo), Por sua reduzida dimensão e conteúdo, diferentes de trabalhos científicos, como monografias, dissertações outestes. Sua publicação em periódicos especialistas é uma forma do conhecimento produzido nomeio cientifico e acadêmico.

Propósitos do Artigo Científico

De um modo geral, o artigo é produzido para divulgar resultados de pesquisas cientificas. Entretanto, esse tipo de trabalho também pode se elaborado com os seguintes propósitos de acordo com Marconi e Lakatos (2001, p.88):

- discutiraspectos de assuntos poucos estudados ou ainda não estudados (inovadores);

- aprofundar discussões sobre assuntos já estudados e que pressupõem o alcance de novos resultados;

- estudar temáticas clássicas sob enfoques contemporâneos;

- resgatar ou refutar resultados controversos ou que caracterizam erros em processos de pesquisas, buscando a resolução satisfatória ou explicação acontrovérsia gerada.

Além desses objetivos, o artigo científico pode abordar conceitos, idéias, teorias ou mesmo a hipóteses de forma a discuti-los pormenorizar aspectos.

No contexto da formação acadêmica. O artigo científico tende a ser usado como estratégia de ensino para o desenvolvimento da capacidade de pesquisas realizadas pelo aluno. Ao produzir o artigo, o aluno inicia umaaproximação aos conceitos e a uma linguagem científica que necessitará desenvolver no momento da elaboração do trabalho de conclusão de curso.

A elaboração de artigos estimula, ainda, ainda análise e a crítica de conteúdos teóricos e de idéias de diferentes autores, contribuindo para que o aluno aprenda a sintetizar conceitos, fazer comparações, formular críticas sobre um determinado tema àluz de pressupostos teóricos ou de evidência empíricas já sistematizadas.

Procedimentos

Quanto à elaboração

Em termos de procedimentos para escrita de um artigo científico, é necessário observar os propósitos do trabalho a ser elaborado (vide 3.1.2). Todavia, independente de ter propósitos distintos, o artigo científico deve apresentar a estrutura básica que caracteriza todos ostipos de trabalhos científicos ou acadêmicos: introdução desenvolvimento e conclusão.

Quando artigo se refere á comunicação de resultados de pesquisas, deve estar estruturadas da seguinte forma:

a) A introdução apresenta o assunto do artigo, tema da pesquisa e seus objetivos, uma síntese da metodologia utilizada na pesquisa, à justificativa do trabalho e suas limitações.

b) Nodesenvolvimento (corpo de artigo), são apresentados os dados dos estudos, explicando a avaliando os resultados, comparando-se com outros estudos já realizados. O texto contém a exposição e a explicação das idéias e do material pesquisados e pode ser subdividido da seguinte forma: referenciais teóricos da pesquisa (apresentação de conceitos sistematizados com base na leitura); aspectos metodológicos(caracterização da pesquisa e da população se for o caso, e descrição dos métodos e materiais, técnicas e equipamentos utilizados); resultados (apresentação e avaliação dos dados encontrados, podendo-se utilizar tabelas e ilustrações); discussão e análise (confronto entre os resultados obtidos na pesquisa e conteúdo abordado nos referenciais teóricos).

c) No tópico das considerações...
tracking img