Osmose reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Operações Unitárias

Professor: Hernani Aranha

São Paulo
2° Semestre/2012

SUMÁRIO

RESUMO
A Água é um dos elementos de suma importância no mundo, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantém em equilíbrio os ecossistemas. Tornou-se também indispensável na Indústria Farmacêutica, pois é um dos principais componentes de ummedicamento, sendo por este motivo necessário se ter um controle de qualidade para avaliar a eficácia do sistema de tratamento da água por meio de análises exigidas pelos compêndios oficiais, que neste caso, se aplica ao método de purificação por Osmose Reversa.

INTRODUÇÃO

Tendo em vista que a água é um dos principais elementos para a composição de um medicamento, ela tornou-se um dos insumosindispensáveis para a Indústria Farmacêutica, motivo pelo qual a mesma deve ser analisada, pois pode conter algumas substâncias que podem comprometer tanto a qualidade dos medicamentos como a vida útil dos sistemas de purificação de água, os quais são considerados o “coração” de uma Indústria Farmacêutica.
A produção de água é um componente principal na preparação de diversas formas farmacêuticaslíquidas, sendo necessária a sua purificação antes de incorporá-las na formulação. De acordo com a Farmacopeia Brasileira, a água purificada é utilizada para a preparação de medicamentos que não requeiram água estéril a apirogênica, não devendo conter adição de qualquer substância.
Os produtos farmacêuticos devem possuir qualidade compatível com especificações determinadas por códigos oficiais,visando assegurar seu uso (Segundo Manual de Boas Práticas em Farmácia), sendo extremamente importante e fundamental atestar a qualidade da água que foi submetida ao processo de purificação realizando avaliação constante deste sistema que envolve os procedimentos de monitoramento, manutenção, limpeza, calibrações, entre outros.
A água purificada deve ser obtida da água potável que atenda asespecificações da Portaria MS nº 518/2004. Após a purificação da água, a mesma deve estar de acordo com as normas descritas em compêndios oficiais tais como: as Farmacopeias Americana (USP), Japonesa (JP), Europeia (EP) e Brasileira (5-6). A United States Pharmacopeia (7) classifica os tipos de água para os diferentes usos e aplicações, indicando que deve ser empregada com fins farmacêuticos a água quetenha sido adequadamente purificada para o fim que se destina.

OSMOSE REVERSA
A osmose reversa é obtida através da aplicação mecânica de uma pressão superior à pressão osmótica do lado da solução mais concentrada. Sendo assim, a água pura pode ser retirada de uma solução salina por meio de uma membrana semipermeável, que pode ser composta por ésteres de celulose ou poliamidas e são eficazes naretenção de todas as macromoléculas e pequenos íons. Na prática, esta etapa é realizada pressionando-se a solução por meio de uma bomba de modo que ela passe sob alta pressão por um vaso permeador onde está contida a membrana. A água pura e a solução mais concentrada são retiradas de forma contínua dos dois lados da membrana, de modo que a pressão osmótica e a concentração de sais se mantenham emnível aceitável para que o processo não seja interrompido. A água obtida é denominada de produto e a solução concentrada denomina-se descartado ou rejeito. O processo de osmose reversa é aplicado na separação, concentração e fracionamento de substâncias orgânicas e inorgânicas em soluções aquosas ou não aquosas. Tanto a natureza física como química da membrana de osmose reversa determinam suacapacidade de transportar moléculas de água e rejeitar partículas ou sais dissolvidos De acordo com as Farmacopeias Americana (7) e Brasileira (8), a água purificada deve atender às especificações das seguintes análises físico-químicas: caracteres físicos, acidez, alcalinidade, substâncias oxidáveis, condutividade, amônio, cálcio, magnésio, cloretos, nitratos, sulfatos, metais pesado e resíduo por...
tracking img