Osmose reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Osmose Reversa
 
Os equipamentos de osmose reversa permitem que a água passe, porém retém os íons, para que isto ocorra é necessário que haja uma membrana com porosidade de milionésimos demilímetros Å (angstron= milionésimo do milímetro),e uma pressão alta para empurrar água por estes poros, retendo os íons de metais e radicais.
Este processo é muito utilizado onde se necessita de uma águafísica e quimicamente pura, e em especial uma água sem contaminantes orgânicos como para medicamentos injetáveis, por exemplo.
A qualidade química da água processada por uma osmose reversa gira em tornode uma remoção de 98% de seus contaminantes químicos, ou melhor, iônicos.
Já em um equipamento de troca iônica por resinas consegue a remoção de 99,9% da remoção de íons, porem não consegue retermateriais sólidos abaixo de 0,22μ (μ mícron= Milhonesimo do metro).
Quando se necessita de uma água com o mais alto grau de pureza se utiliza estas duas tecnologias combinadas, água para a indústriaeletrônica, por exemplo.

Características de funcionamento

Cada membrana tem suas características de funcionamento, umas operam com alta pressão, outras com media pressão, algumas removem íonsseletos como, por exemplo, as membranas para dessalinização de água do mar ou água salobra.
Outra característica dos equipamentos de osmose reversa é que são construídas para funcionamento continuo, ouseja, produção de água por 24 horas seguidas ou próximo disto, e é por este motivo que a especificação das membranas são dadas em GPD (galões por dia) ou M3 dia (metros cúbicos dia).
Alem do mais umequipamento de osmose reversa não processa toda a água passada por ele e descarta por volta de 30% do volume envolvido para cada litro de água que entra 700 ml são aproveitados 300 ml vão para o esgoto,é nessa agua que se concentram os íons retidos nos 700ml que serão aproveitados.
As membranas de osmose reversa são sensíveis à presença de Cálcio, Cloro, e formas coloidais, contaminantes estes...
tracking img