“Os teóricos da Psicologia e sua contribuição para a História da Educação”

Muito do que hoje os professores aplicam nas salas de aula, deve-se aos estudos de grandes teóricos, homens que revolucionaram suas épocas, levantaram hipóteses, criticaram o sistema, e tamanha sua importância para a ciência, que pode-se observar que essas teorias percorreram e ainda percorrem todos os cantos do mundo, em debates, seminários, conferências, pesquisas, etc.
Elas foram construídas a partir deobservações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas, estudos de casos clínicos, acompanhamento de indivíduos desde o nascimento até a fase adulta.
São importantes para que se compreenda o desenvolvimento humano e responda como e porque o indivíduo se comporta de determinada maneira, em determinada situação.
A seguir, apresenta-se a contribuição de cada teórico da psicologia para a história da educação, na mesma sequencia em que foram apresentados nodecorrer deste álbum:
Para Freud,o o foco é de que o indivíduo tem um desejo que precisa ser satisfeito Freud apresentou a Psicanálise, considerada hoje o “chão” da psicologia, o ponto de partida da teoria científica, e mostrou que a sexualidade de uma pessoa existe desde o começo da vida desde bebê, assim, pode-se inferir que o profissional da educação aprende com as teorias de Freud que deve ser menos repressor e aceitar que ao atuar em uma sala de aula, ele vai estar diante de diferentessubjetividade, logo, os seus resultados esperados não serão de maneira alguma uniformizados.

Piaget revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos mas constroem o próprio aprendizado. Apesar de, nos seus estudos, não ter o objetivo de trabalhar com a educação, seus conceitos são utilizados até os dias de hoje para entender o processo de ensino aprendizagem da criança, não pelo que ela é, mas pensando em que ela pode [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Os teoricos da psicologia e sua contribuição para a história da educação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Teoricos-Da-Psicologia-e-Sua/265403.html

MLA

"Os teoricos da psicologia e sua contribuição para a história da educação" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Teoricos-Da-Psicologia-e-Sua/265403.html>.

MLA 7

"Os teoricos da psicologia e sua contribuição para a história da educação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Teoricos-Da-Psicologia-e-Sua/265403.html>.

CHICAGO

"Os teoricos da psicologia e sua contribuição para a história da educação." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Teoricos-Da-Psicologia-e-Sua/265403.html.