Os pareceres da auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introduçao

A auditoria independente vive atualmente uma fase única no Brasil, nunca esteve tão em evidencia como nos dias atuais, e um ramo muito complexo que exige um conhecimento vasto do auditor , pois engloba o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado dasoperações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica no que for pertinente. 
Para boynton, Johnson e kell (2002) “o parecer de auditoria e o meio formal pelo qual ele comunica a parte interessada sua conclusão a respeito das demonstrações contábeis auditadas”.
Oparecer hoje, tem uma função de suma importancia para o auditor, pois através deste, ele emiti sua opinião,sua conclusão sobre as demonstrações contábeis afim de esclarecer para o mesmo a situaçao real da situação.

RELATÓRIOS E PARECERES DE AUDITORIA.

O “Parecer do Auditor Independente”, é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre asdemonstrações contábeis nele indicadas.
Como o auditor assume, através do parecer, responsabilidade técnico-profissional definida, inclusive de ordem pública, é indispensável que tal documento obedeça às características intrínsecas e extrínsecas estabelecidas nas presentes normas.
Em condições normais, o parecer é dirigido aos acionistas, cotistas, ou sócios, ao conselho de administração ou àdiretoria da entidade, ou outro órgão equivalente, segundo a natureza desta. Em circunstâncias próprias, o parecer é dirigido ao contratante dos serviços.
O parecer deve identificar as demonstrações contábeis sobre as quais o auditor está expressando sua opinião, indicando, outrossim, o nome da entidade, as datas e períodos a que correspondem.
O parecer deve ser datado e assinado pelo contadorresponsável pelos trabalhos, e conter seu número de registro no Conselho Regional de Contabilidade.
Caso o trabalho tenha sido realizado por empresa de auditoria, o nome e o número de registro cadastral no Conselho Regional de Contabilidade também devem constar do parecer.
A data do parecer deve corresponder ao dia do encerramento dos trabalhos de auditoria na entidade.
O parecer deve expressar, clara eobjetivamente, se as demonstrações contábeis auditadas, em todos os aspectos relevantes, na opinião do auditor, estão adequadamente representadas ou não, consoante as disposições contidas nas normas.

O parecer classifica-se, segundo a natureza da opinião que contém, em:

a) parecer sem ressalva;
b) parecer com ressalva;
c) parecer adverso; e
d) parecer com abstenção de opinião.

Parecersem ressalva

O parecer sem ressalva indica que o auditor está convencido de que as demonstrações contábeis foram elaboradas consoante as disposições contidas nas normas, em todos os aspectos relevantes.
O parecer sem ressalva implica afirmação de que, em tendo havido alterações na observância das disposições contidas nas normas, elas tiveram seus efeitos avaliados e aceitos e estãodevidamente revelados nas demonstrações contábeis.
O auditor não deve emitir parecer sem ressalva quando existir qualquer das circunstâncias seguintes, que, na sua opinião, tenham efeitos relevantes para as demonstrações contábeis:

a) A discordância com a administração da entidade a respeito do conteúdo e forma de apresentação das demonstrações contábeis deve conduzir à opinião com ressalva ou àopinião adversa, com os esclarecimentos que permitam a correta interpretação dessas demonstrações.

b) A limitação na extensão do trabalho deve conduzir à opinião com ressalva ou à abstenção de opinião.

Na auditoria independente das demonstrações contábeis das entidades, públicas ou privadas, sujeitas a regulamentação específica quanto à adoção de normas contábeis próprias ao segmento...
tracking img