Pareceres de auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARECERES DE AUDITORIA

1. INTRODUÇÃO

A auditoria surgiu como conseqüência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxação do imposto de renda, baseado nos resultados apurados em balanços. Sua evolução ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico, que gerou as grandes empresas, formadas por capitais de muitaspessoas, que têm na confirmação dos registros contábeis a proteção ao seu patrimônio.

Como conseqüência, as demonstrações contábeis passaram a ter importância muito grande para os futuros investidores. Assim, como medida de segurança conta a possibilidade de manipulação de informações, passou-se a exigir que essas demonstrações fossem examinadas por um profissional independente da empresa e dereconhecida capacidade técnica, surgindo assim a figura do auditor externo ou independente.

A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo capacitar o auditor a emitir um parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e asorigens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e legislação específica no que for pertinente.

O produto final da auditoria das demonstrações contábeis é o parecer do auditor. Sua emissão reflete o entendimento do auditor acerca dos dados que examinou, de uma forma padrão e resumida, que dê, aos leitores, em geral, uma noção dos trabalhosque realizou e, principalmente, o que concluiu.

O CFC, através da Resolução n.º 820/97 e alterações posteriores, estabeleceu o modelo padrão do parecer dos auditores independentes, que deve ser adotado no Brasil pelas auditorias independentes.

Assim, este trabalho, de forma sucinta e objetiva, procura evidenciar a forma de redação do parecer-padrão, relatando sua origem, evolução,finalidade, estrutura e, por fim, apresenta os quatro tipos de pareces existentes, atualmente em vigor no Brasil, relatando suas principais características e exemplificando cada parecer.

2 . MÉTODO DE PESQUISA

O uso do método facilita a sistematização dos objetivos pretendidos, auxiliando através da pesquisa a alcançar os objetivos pretendidos.

O instrumento de coleta de dados utilizado para aelaboração deste trabalho, foi a pesquisa bibliográfica, realizada em livros, dissertações, artigos, e, em especial, nas Normas Brasileiras de Contabilidade.

3. CONCEITO

O Parecer dos Auditores Independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis nele indicadas. (NBC T 11, item 11.3.1.1)

Conforme Attie(1998, p. 67), “o parecer de auditoria é o instrumento pelo qual o auditor expressa sua opinião, em obediência às normas de auditoria... sobre as demonstrações financeiras.”

O parecer representa o produto final do trabalho do auditor, ele é o instrumento pelo qual o auditor dá conhecimento aos usuários da informação contábil, do resultado do seu trabalho expresso, por meio da opinião contida noparecer.

4. FINALIDADE

O Parecer de Auditoria tem a finalidade de informar ao seu(s) usuário(s) o seguinte:

a) o trabalho realizado;
b) a extensão abrangida pelo trabalho;
c) a forma de sua realização;
d) os fatos relevantes observados;
e) as conclusões chegadas.

Para atingir esta finalidade, a opinião final do auditor deve estar baseada em fatos concretos, devidamentecomprováveis, através dos papéis de trabalho, e em uma consubstanciada análise desses fatos, com total imparcialidade e independência.

5. ESTRUTURA

O parecer emitido pelo auditor independente compõe-se, basicamente, de três parágrafos:

a) o referente à identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades da administração e dos auditores;
b) o relativo à extensão...
tracking img