Os hebreus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
OS HEBREUS
Economia dos hebreus
 A vida socioeconômica dos hebreus pode ser dividida em duas fases: anômade e a sedentária. A princípio, os hebreus eram pastores nômades (não tinham habitaçãofixa),que se dedicavam à criação de ovelhas e cabras. Os bens pertenciam a todosdo clã.Mais tarde, já fixados na Palestina, foram deixando os antigos costumes dascomunidades nômades. Desenvolverama agricultura e o comércio, tornaram-se sedentários.Nos primeiros tempos a propriedade da terra era coletiva, depois foi surgindo apropriedade privada da terra e dos demais bens. Surgiram asdiferentesclasses sociais e a exploração de uma classe pela outra. A conseqüênciadessas mudanças foi que grandes proprietários e comerciantes exibiam luxo eriqueza, enquanto os camponeses pobres e os escravos viviamna miséria.

Os primeiros habitantes tentaram desenvolver a agricultura, junto com a pesca e a caça, mas não deu certo. Mas a posição geográfica da Fenícia era estratégica. pois localizava-se nocruzamentos das principais rotas comerciais entre o Ocidente e o Oriente. Então, os Fenícios começaram a desenvolver o comércio. Logo após, o comércio foi a principal atividade econômica da Fenícia. Oshabitantes tornaram-se famosos por serem grandes comerciantes e navegadores.

Navegação

O domínio do Mar Mediterrâneo favoreceu a fundação de colônias, como a de Cartago, Sicília e Cádiz. Houve ogrande domínio de pontos comerciais. Havia também uma certa pirataria e uns segredos das rotas. Por serem grandes navegadores, os Fenícios sabiam rotas estratégicas e atalhos marítimos como ninguém.Estrutura Social

A sociedade, como quase todas as outras sociedades da Antigüidade, era dividida em classes. O grupo dominante estava entre ricos comerciantes, proprietários de terras, armadorese sacerdotes. A classe social mais baixa fazia parte da maioria da população: artesãos, camponeses e escravos também habitavam a região.

Artesanato e comércio

A madeira foi uma das maiores...
tracking img