Regionalismo x multilateralismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

A Nova Ordem Mundial

A nova ordem mundial é definida como multipolar, isto é, existem vários centros de poder. Normalmente, consideram-se quatro grandes potências mundiais de grandepoderio econômico e tecnológico: os Estados Unidos da América, o Japão, a União Européia, com destaque para a Alemanha e mais recentemente a China. No final da década de 80, o mundo não era maisbipolar. Isto é, não havia mais a marca da disputa entre as duas superpotências: EUA, representando o capitalismo e a URSS, representando o socialismo. Mas foram a queda do Muro de Berlin e a reunificaçãoda Alemanha, em 1990, os verdadeiros marcos dessa passagem.
Hoje, no mundo multipolar do pós-Gerra Fria, o poder é medido por pela capacidade econômica - disponibilidade de capitais, avançotecnológico, qualificação da mão-de-obra, nível de produtividade e índices de competitividade. Outro importante aspecto da nova ordem é o aprofundamento da tendência de globalização em suas váriasfacetas. Essa tendência acontece tanto em âmbito regional, quanto mundial, com o fortalecimento de blocos econômicos supranacionais.
A globalização nada mais é do que uma ferramenta nova da expansãocapitalista. Pode-se afirmar que a globalização está para o atual período científico-tecnológico, assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial, ou o imperialismo para o final da faseindustrial. A globalização trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que movem os capitais produtivos e especulativos. Agora a invasão não é mais armada, feita comtropas é muito mais sutil e eficaz. Trata-se de uma invasão de mercadorias, capitais, serviços, informações, pessoas. As novas armas são a agilidade e a eficiência das comunicações, da informática,dos airbus.
A invasão de agora é, muitas vezes, instantânea, online, via redes mundiais de computadores, que interliga as bolsas de valores ou de capitais especuladores de curto prazo, com...
tracking img