Os hebreus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS HEBREUS - Uma nova concepção de Deus e do indivíduo.
A tradição da civilização ocidental deve ser buscada nos Hebreus (judeus) e nos gregos segundo o egiptólogo John A. Wilson. Os Hebreus e sua concepção de Deus romperam com o ponto de vista do Oriente cujos ensinamentos éticos ensinaram a formar a idéia ocidental da dignidade do individuo.
Primórdios da história hebraica
Os Hebreus tiveramorigem em Canaã, parte dela mais tarde chamada palestina. Patriarcas Hebreus Abraão, Isaque e Jacó muito citados no velho testamento, eram chefes de Clãs seminomades que vagavam pela Palestina e eventualmente pela Mesopotâmia e ao Egito. Muitas narrativas bíblicas como a criação, o dilúvio, o Jardim do Édem tem origem em fontes mesopotâmicas.
Muitos hebreus viajavam de Canaã até o Egito paraserem pastores e agricultores, mas acabavam sendo obrigados a trabalhar para os egípcios, eles ansiavam por uma oportunidade de escapar para não ficar para sempre escravos do faraó. No século XIII a.c, surgiu um chefe entre lês, Moisés, que foi recebido como mensageiro de Deus. Conduzindo os hebreus para a fuga do Egito em direção a Canaã, para juntar-se ao restante do povo hebraico, Moisés consolidaa crença em Javé, o Deus Uno.
A conquista e colonização de Canaã foi um processo que se estendeu a várias gerações. Saul foi aclamado como primeiro rei e Davi talentoso e guerreiro foi seu sucessor, foi quando sacudiram o jugo filisteu e dominaram os povos vizinhos
Foi com a morte e fim do reinado de Salomão filho de Davi que houve uma divisão do reino em 922 a.c. As tribos leais ao filho deSalomão pertenciam ao reino de Judá , no sul, as outras formavam o reino de Israel , ao norte.
Israel caiu no poder dos assírios em 722 a.c esses hebreus misturaram-se aos povos vizinhos e perderam sua identidade como povo de Deus, em 586 a.c. os caldeus conquistaram Judá, deportaram milhares de Hebreus para a Babilônia e outros milhares foram mortos em batalha, ou fugiram para o Egito, essefoi o pior momento da história dos Hebreus.
Apesar de tudo os Hebreus sobreviveram como povo, e muitos desses permaneciam fiéis ao seu Deus Javé e alei de Moisés. Quando os persas conquistaram a Babilônia, o rei Ciro permitiu que os exilados regressassem a Judá e reconstruíssem o templo de Salomão que fora destruído quando os caldeus conquistaram Judá.
Os Hebreus perderam sua independência paraRoma no século I a.c tornando-se por fim um povo disperso, mas nunca abandonaram a fé em Deus e suas leis, como mostra as escrituras dos hebreus no velho testamento, que consistia em 39 livros escritos por diversos autores de vários países.
As escrituras Hebraicas compiladas por devotos religiosos e não por pesquisadores da história contém muitos erros factuais, imprecisões e divergências.Contudo os historiadores vêem alguns trechos como fonte indispensável para os estudo do oriente próximo antigo, na literatura podemos estudar as poesias, lendas e temas que encontramos no velho testamento. Mas é na religião que a Bíblia dos hebreus obtém uma importância mais destacada. Um dos fundamentos da tradição ocidental baseia-se no conceito hebraico de Deus e sua relação com os seres humanos.Deus uno, soberano, transcendente, bom.
A força central do povo Hebreu era o monoteísmo, o que representou uma profunda cisão com o pensamento mítico do Oriente Próximo. Os deuses pagãos não eram sempiternos, mas nasceram ou foram criados, também sujeitos a condições biológicas, precisavam de alimento, bebida sono e satisfação sexual, as vezes adoeciam e morriam, até mesmo os deuses eram sujeitosao poder do destino.
Os hebreus consideravam Deus como soberano absoluto, era eterno, fonte de tudo no universo e dono de uma vontade suprema. Enquanto as divindades pagãs habitavam a natureza, o deus dos Hebreus era transcendente, estava acima da natureza e não fazia parte dela.
Para os hebreus os fenômenos naturais eram obras de Deus, não coisas dotadas de vontade própria. As estrelas e os...
tracking img