Os "fundadores" e a sala de aula

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
Tema:
Os "fundadores" e o livro didático.
Titulo:
Os "fundadores" e a sala de aula
Objetivo:
Analisar os pensadores "fundadores" que influenciaram a pesquisa e a produção dos autores dos livrosdidáticos, no que diz respeito à temática: formação da sociedade brasileira, nos livros oferecidos aos alunos do ensino fundamental nas séries finais e no ensino médio.
Justificativa:
O presentetrabalho justifica-se pela importância historiográfica de conhecermos a fundamentação da pesquisa para melhor ajuda de interpretação do texto apresentado, possibilitando melhor compreensão do contextoexplicitado nos livros escolhidos.
Introdução:
Como conhecermos como foi construído o país que hoje conhecemos? Essa sociedade rica em pluralidade cultural é resultado de um substrato de trêsdistintas etnias. Essas raças são abordadas de diferentes formas e valorizadas de formas bem díspares, dependendo do fundador que aborda a temática.
Desenvolvimento:
Ao observarmos os livros:Conversando Sobre História (6º ano) de Francisco Coelho Sampaio da Editora: Positivo e Caminho Das Civilizações de José Geraldo Vinci de Moraes da Editora: Atual, vemos que ambos os autores destacam a presençados indígenas no território brasileiro antes da chegada dos portugueses (o “achamento” do Brasil).
O primeiro autor faz grande referencia aos diversos documentos de fonte historiográfica,expressando informações pessoais e grupais. Destacando a contribuição das três raças. Todas as produções historiográficas do autor apresentam particularidades que revelam as idéias influenciadas por GilbertoFreyre em Casa Grande Senzala, que narra sobre as questões patriarcais da família real. Ideia bem semelhante é compartilhada com o autor do segundo livro que deixa explicita em suas produções, ainfluência de Sergio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil, que narra sobre a contribuição dos povos que fincaram as raízes no Brasil, subsidiando a miscigenação, fato este transmitido de maneira clara,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sala de aula
  • Sala de aula
  • sala de aula
  • sala de aula
  • sala de aula
  • Sala de aula
  • sala de aula
  • SALA DE AULA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!