Estruturas em bamboo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IADE-Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing
Escola Superior de Design/Escola Superior De Publicidade Marketing
Licenciatura em Design
História da Arte e da Técnica
Estruturas em Bambu
“Green School”

Autor:
Marta Val Neto
C2
2011333

1º ano
1º semestre
Índice

1. Introdução………………………………………………………………………pag.1

2. Introdução ao Bambu………………………………………………………….pag.22.1. Amigo do Ambiente…………………………………………………………..pag.2
2.2. Fácil crescimento, manutenção e alta resistência……………………….pag 3
2.3. Económico…………………………………………………………………….pag.3
2.4.Versatilidade…………………………………………………………………..pag.3

3. Construções em Bambu (introdução ao tema)…………………………….pag.5
3.1.Fundadores……………………………………………………………………pag.63.2.Construção……………………………………………………………………pag.7
3.4.Educação……………………………………………………………………..pag.10

4. Conclusão……………………………………………………………………..pag.12

5. Referencias Bibliográficas…………………………………………………..pag.13
5.1.obras impressas……………………………………………………………..pag.13
5.2.obras consultadas na Web………………………………………………….pag.13
5.3. Iconografia………………………………………….………………………..pag.14

1. Introdução:
Antes de chegar à estrutura (Green School), procureium tema que me ensinasse mais sobre o que posso fazer pelo ambiente dentro da área que estudo.
Depois do Bambu como material escolhido, era a vez de procurar um exemplo que representasse a urgência e beneficio que há em optar por recursos naturais podendo adopta-lo ao nosso estilo de vida.
Neste trabalho será dado a conhecer o bambo como alternativa à madeira, mostrando tudo o que é possível serfeito com o material e o quanto pode ajudar no ambiente nomeadamente na desflorestação.
O exemplo escolhido, Green School, para além de ser 99 por cento feito em bambu, engloba uma vida e educação auto sustentáveis. Podendo vir a mudar parte da próxima geração.1


2. Introdução ao Bambu:
Uma planta usada, principalmente para construção de habitações, à milhares de anos em países da Ásia e da América latina como Venezuela, Colômbia e Equador.
Como solução à grande procura, hoje em dia, por materiais mais sustentáveis e quesubstituam os que correm risco de desaparecer, tem-se vindo novamente a utilizar mais e em mais países, bambu como recurso à madeira.
Ocorreram pesquisas na construção civil para avaliar a durabilidade e resistência, vários arquitectos depositaram a sua confiança neste material, afirmando que o bambu é a madeira do futuro, conseguindo ser ainda mais sustentável.
3.1. Amigo do Ambiente:
Obambu é uma planta que existe em abundância em todos os continentes, excepto na Europa. Capaz de substituir a madeira em vários aspectos, o Bambu é uma planta auto-sustentável, que ajuda na renovação do ar, absorve rapidamente o dióxido de carbono e liberta oxigénio para a atmosfera e é capaz de regenerar após o corte, ela produz os seus próprios anti -bacterianos conseguindo resistir seminsecticidas.
Todas as partes da planta têm utilização (mesmo antes de ficarem maduras), seja para fabrico de papel, alimentação, construção ou combustível(carvão natural).
2
“A versatilidade, possibilidades, estratégias e soluções convencionais em diversos segmentos que o bambu tem criado em todo o mundo, tornam-se factores de integração social que não agridem o meio ambiente, consolidandocada vez mais a sua capacidade de reduzir as desigualdades sociais. As características do bambu enquanto planta, suas notáveis propriedades como material e suas actuais aplicações no mundo indicam uma gama de utilização com potencial para atender a um desenvolvimento que proporcione maior equidade social, melhoria ao meio ambiente, aumento de qualidade de...
tracking img