Projeto social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE REUNIDA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
PERÍODO: III
PROFESSORA: ANNE CAROLINE ALVES ARAÚJO
ALUNA: SIRLENE COSTA MENDES



ESTUDO PARA APROFUNDAMENTO INDIVIDUAL








TIMON
SETEMBRO DE 2012
TEXTO I: O METODOLOGISMO E O DESENVOLVIMENTO NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO- 1947 A 1947.
Os procedimentosdo Serviço Social de Caso, Grupo e Comunidade.

O Serviço Social de Casos está na génese do Serviço Social, desde os primórdios do próprio Serviço Social, mas que tem vindo a ser muito desenvolvido nos anos 50 defendia uma metodologia casuística (cada caso é um caso) e personalista (centrado na pessoa e no seu contexto), cuja metodologia era ajudar o cliente a ajudar na solução do seuproblema, mas também conhecer e melhorar a situação do individuo no aspeto social e familiar, combatendo a exclusão social como a pobreza, toxicodependência, desemprego, carências habitacionais, insucesso escolar, maus tratos, violência doméstica, delinquência, abandono e discriminação.
As teorias de caso, grupo e comunidade que orientaram o Serviço Social na integração do homem ao meiosocial devido à difusão dos métodos de caso e grupo e posteriormente, com a proposta de Desenvolvimento de Comunidade (doravante DC).
O Serviço Social de Casos ou Casework orientava-se pelas teorias de Mary Richmond, Porter Lee e Gordon Hamilton, e centrava-se na personalidade do cliente, indivíduo, a partir de novas atividades e comportamentos e ajustá-lo ao meio social a fim de cumprir bem seupapel no sistema vigente. Para Richmond, desenvolve a personalidade através de um ajustamento consciente, indivíduo por indivíduo, entre os homens e seu ambiente. Segundo Hamilton, fornece serviços básicos práticos e desenvolve a capacidade psicológica do cliente.
O Serviço Social de casos busca a interdependência entre a personalidade e o meio social (família e estrutura sócio-econômica),explica o comportamento dos clientes e contribui na implementação de um método de tratamento. O sistema principal é a pessoa em situação. A informação e a observação, adoção do método clínico que é composto pelas fases de estudo, diagnóstico e tratamento e as teorias sócio-psicológicas estabelecendo relações entre os aspectos psicológicos e sociais. Para Richmond o diagnóstico social corresponde àsituação social ou da personalidade do cliente, já Hamilton considera o diagnóstico como à natureza do problema e às reservas e capacidades em potencial do cliente.
Cabe às instituições de Serviço Social o atendimento e a solução das necessidades de adaptação e a administração dos conflitos ou rupturas de equilíbrio. Utiliza-se das metodologias do funcionalismo e cria um método de açãopróprio. O estudo promove a compreensão do problema psicossocial e o diagnóstico que o cliente apresenta baseado no conhecimento sobre o funcionamento social, o que permiti obter um histórico preciso e adequado. O Serviço Social de Casos permite estabilizar ou melhorar a situação do cliente quanto à adaptação ou ajustamento social através de dois métodos: o direto e o indireto, com mudanças no âmbitoda atitude pessoal ou no meio ambiente em que o cliente vive. È um instrumento para liberação da liberdade individual com uso das ciências positivas com relação ao diagnóstico juntamente ao aspecto doutrinário-cristão humanista que nortea o Serviço Social. Segundo Kfouri o domínio das técnicas está relacionado à capacidade e a eficiência do profissional em promover oportunidade de mudanças decaráter educativa. Esta mudança pode ocorrer na atitude pessoal ou no meio ambiente do cliente. Nesta avaliação evidenciam-se áreas de progresso e áreas de manutenção da situação. O Serviço Social de Casos é um instrumento para a expressão da liberdade individual. Em 1947, O serviço Social no Brasil passou a ensinar um novo método de intervenção social com a inclusão no currículo dos métodos de...
tracking img