Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CORDEIRO, Jaime. DIDÁTICA. São Paulo: Contexto 2010.

O presente texto tem como autor Jaime Cordeiro, graduado em História, mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na rede estadual paulista durante 10 anos, trabalhou na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em Araraquara. Atualmente é professor de Didática na Faculdade de Educação daUSP, onde desenvolve pesquisas sobre as relações entre ensino, educação e mídia e estudos históricos comparados, tendo participado de projetos de pesquisa com investigadores de Portugal. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
O texto do referido autor está organizado de forma concisa e coerente, abordando sobre a problemática do ensino do ponto de vista da Didática, com oobjetivo de elaborar um método que possibilite a encontrar orientação em meio às questões do ensino, com o intuito de investigar e descobrir uma maneira na qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais, onde a escola seja um ambiente dinâmico, atrativo, tendo esse núcleo à função de propor melhores meios para tornar possíveis e eficientes esse ensino e essa aprendizagem.
O autorlevanta uma discussão pertinente a respeito da organização da sala de aula, além de ressaltar o perfil dos alunos do século XVIII e dos alunos dos dias atuais:
[...] Se alguns estudantes do século XVIII ou XIX pudesse ser transportado numa viagem pelo tempo até os dias de hoje e, por acaso, caísse numa sala de aula, ele se encontraria no que lhe pareceria um ambiente familiar. (CORDEIRO, 2010, p.13)O que se pode observar é que se pudéssemos viajar para o passado, como diz Jaime, poderíamos reconhecer como uma sala de aula ou escola, qualquer ambiente similar a esse. No entanto, se voltássemos por mais tempo poderíamos observar que a educação se dava de forma bastante diversa, sem devolver necessariamente aquilo que nós chamamos hoje de ensino, aprendizagem, sala de aula, escola e, mesmo,professor e aluno. O que se vê hoje é algo muito semelhante no mundo todo ao que chamamos de escola, ou sistema escolar.
Cordeiro mostra semelhanças na educação, no que se denomina escola de massas, ou seja, uma das primeiras instituições verdadeiramente globais do mundo moderno. A forma da sala de aula, a presença de um professor e vários alunos, o agrupamento por idade e por grau deconhecimento, o ensino graduado ou seriado das classes, os programas e currículos aprovados oficialmente traduzidos depois em manuais escolares, os ciclos curtos de avaliação, a busca dos melhores métodos de ensino, as formas de controle da disciplina, a rígida distribuição dos horários escolares, são exemplos dessa forma de funcionamento do ensino e da escola no mundo inteiro.
Um dos aspectos relevantesque o autor traz, foi o método da construção de mecanismos utilizados por organizações internacionais preocupadas com a promoção do desenvolvimento dedicadas ao financiamento de políticas públicas de educação. Esses conjuntos de mecanismos acabaram constituindo a imagem do que deveria ser pensado como os melhores meios de se estender a escolarização para um maior número de pessoas em todos ospaíses. Desse modo, é que se podem entender as profundas semelhanças entre os sistemas de ensino, independentemente da melhor ou pior posição econômica ou política do país considerado, mas com certas particularidades em relação ao processo de recepção dos alunos no processo de ensinagem, de modo que se pode constatar algum grau de diferença e de peculiaridades em cada caso particular.
O autor traz umabreve introdução sobre a origem da didática e da pedagogia destacando o fundador da didática – Comenius, tendo publicado uma obra chamada Didática Magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos, sendo considerado o marco fundador dessa disciplina, tanto pelo seu pioneirismo, quanto pela sua influência na época. Nesse momento pode-se perceber a associação entre a didática e a busca da...
tracking img