Os estagios de desenvolvimento de compras ou suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPRAS OU SUPRIMENTOS

ESTÁGIO 1 – REATIVO

Este primeiro estágio não possui muito agregação de valor, nas tarefas realizadas pelo Setor responsável pela compra de produtos ou serviços.Nessa Etapa do Processo,os Departamentos requisitantes realizam praticamente todas as atividades referentes à negociação da aquisição,deixando apenas para o Setor de Compras,a operacionalização da transação,que se refere à emissão da Ordem de Compras ou,rastreamento da entrega e escrituração de contratos,que tem suas Cláusulas previamente acertadas entre o Setor interno do Requisitante e o Fornecedor.
Os Profissionais do Setor de Compras apenas executam Contratos acertados por outras pessoas, que podem ser seus próprios colegas de Trabalho pertencentes a outrosSetores. A Preocupação neste estágio consiste em responder aos estímulos internos. Em algumas ocasiões, os Profissionais do Setor de Compras ou Suprimentos são empregados para sanar as emergências. Isto ocorre devido à falta de Planejamento. Fora dessas ocasiões são colocados em operações rotineiras.
As Medidas de desempenho do Departamento e dos Indivíduos estão relacionados a eficiência e não àeficácia.

Devido a pouca comunicação entre os Setores de Compra e o Setor de Suprimentos e os demais Setores da Organização, gera-se pouca visibilidade desses departamentos perante estes outros Setores.

ESTÁGIO 2 – MECÂNICO

Neste segundo estágio, as Compras são realizadas pelo Setor de Compras ou Aquisição, e pelo Setor dentro deste, responsável por um tipo de Produto, ou seja, para isso énecessário ter competências específicas para o tipo de aquisição planejada.A Comunicação com os outros Setores da Organização é apreciado,para se entender as demandas do Cliente interno.
Inicia-se nesta fase a preocupação com a redução de gastos, levando a tomadas de decisões como o enxugamento no processo de cotação, otimização do fluxo logístico, responsabilidade com as encomendas remitidasjunto ao fornecedor e informação antecipada aos fornecedores sobre necessidades de bens e serviços futuros.
Ainda nesta fase, se apresenta uma evolução nas técnicas e práticas em relação à fase reativa,no que se refere a modernização,contudo não apresenta um direcionamento estratégico.Ou seja, os Setores de Compras ou Suprimento ainda atuam de forma mecânica e independente das estratégiascompetitivas da Empresa.
Ainda em relação a este estágio podemos destacar os seguintes pontos:
* A Medida de desempenho utilizada é baseada na priorização da redução de Custos e da eficiência utilizadas rotineiramente pelo Departamento.
* Os ocupantes de altos Cargos de Gerência reconhecem a importância do desenvolvimento do profissional, mas não reconhecem os potenciais destes Profissionais e quepode ser útil à Organização.
* Os Ocupantes de altos Cargos de Gerencia reconhecem as oportunidades que existem no desenvolvimento da função de compras ou Suprimentos para contribuir na rentabilidade da Organização, mas estes ainda se opõem muito devido a insegurança proporcionada pelo Setor de Compras, que não se apresenta proativamente, na solução dos problemas e na participação nos assuntosestratégicos.
* A preocupação do Setor de Compras nos estágios apresentados são questões do dia- a –dia, que são os operacionais e que tem um curto prazo de execução. Assim podemos classificar as etapas iniciais como operações táticas.
* As práticas abaixo demonstram possíveis rotinas observadas nos estágios e possuem características táticas quanto aos efeitos causados quando executados:a) Análise das Mercadorias/Serviços - pesquisas das solicitações características dos produtos ou serviços que serão adquiridos.
b) Pesquisas de Mercado – identificação das características do mercado para aquisição de Produtos ou Serviços.
c) Conciliação das informações de Mercado com os requerimentos do consumidor interno, de modo a auxiliar a aquisição do que foi solicitado.
d) Colocação...
tracking img