Os elementos que influenciam no clima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais são os elementos que influenciam o clima:
Latitude:
A latitude é à distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e90º para Norte ou para Sul. Por exemplo, Lisboa está à latitude de 38º 4´N, o Rio de Janeiro à latitude de 22º 55´S e Macau à latitude de 22º 27´N.
Longitude:
A longitude é a distância ao meridianode Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Este ou para Oeste.
Por exemplo, Lisboa está à longitude de 9º 8´W, o Rio de Janeiro àlongitude de 34º 53´W e Macau à longitude de 113º 56´E.
Maritimidade
É a capacidade das águas oceânicas de conservar calor por um período maior que as áreas continentais, e influencia diretamente noclima das regiões costeiras.

A retenção de calor nas águas oceânicas atinge grandes profundidades. Tal fato faz com que as temperaturas permaneçam altas, uma vez que o processo de resfriamento docalor retido no período diurno acontece de forma lenta.
Uma característica de áreas influenciadas pela maritimidade é que a temperatura em períodos noturnos não diminui de forma significativa secomparada às temperaturas do período diurno (amplitude térmica).
As regiões próximas de mares e oceanos de clima temperado não enfrentam invernos tão rigorosos se comparados aos de áreas de mesmacaracterística climática, mas que se encontram longe da costa.

Continentalidade
Corresponde às áreas continentais influenciadas pelo aquecimento e resfriamento da superfície terrestre. Durante anoite todo o calor absorvido durante o dia é perdido muito rápido para a atmosfera. Desse modo, as temperaturas noturnas são mais baixas em relação ao dia, aumentando assim a amplitude térmica.Correntes marítimas
Correntes marítimas em oceanografia são deslocamentos de águas oceânicas, ora ordenadas ou não, decorrentes da inércia da rotação do planeta Terra. Seus movimentos não são bem...
tracking img