Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Esse trabalho descreve as razões que fizeram surgir e as características da Abordagem Humanística, a partir das suas duas escolas, a Escola das Relações Humanas ou Teoria das Relações
Humanas e a Escola do Comportamento Organizacional ou Teoria Comportamental e ainda há o Desenvolvimento Organizacional que é um desdobramento da abordagem comportamental. A Teoria Neoclássicaque veio como uma reafirmação da Teoria Clássica na estrutura organizacional, com mais objetivos e resultados, pois os clássicos tinham um sistema muito fechado e acabaram sofrendo com a falta de trabalhos experimentais. A Teoria da Burocracia vem para ajudar para melhorar as complexidades na organização. E finalmente surge a Teoria Estruturalista, trazendo uma analise intra-organizacional e umaabordagem de sistema aberto tentando conciliar ideias clássicas com ideias humanísticas.

2.2 – DESENVOLVIMENTO

Abordagem Humanística

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

A primeira Abordagem Humanística é a Teoria das Relações Humanas, que teve como seus principais precursores Elton Mayo (1880-1949), que através do estudo de Hawthorne, demonstra as relações sociais do trabalho e KurtLewin (1890-1947), que foi o precursor da dinâmica de grupo, estudo de pequenos grupos e a importância da interação individual. Ela surgiu como uma teoria de combate e oposição cerrada a Teoria Clássica. A Teoria das Relações Humanas não reconheceu ou negou todos os conceitos da Teoria Clássica como o estudo de tempo e movimento, os princípios gerais da administração, a organização informal,autoridade e responsabilidade, unidade de comando, eficiência, hierarquia, departamentalização e etc. Ela também surgiu com o intuito de humanizar e democratizar a administração, de desenvolver as ciências sociais e ainda como uma conseqüência imediata das conclusões obtidas por Elton Mayo de sua experiência em Hawthorne.

Características:
Tem como principais características, a transferência deênfase nas tarefas para ênfase nas pessoas, de princípios técnicos e formais para aspectos psicológicos e sociológicos, ênfase na psicologia no estudo das organizações, adoção de conceitos humanísticos, como: grupo social, dinâmica de grupo, motivação, comunicação, liderança em substituição aos conceitos técnicos até então utilizados e o foco na organização informal e nos grupos sociais.

TEORIACOMPORTAMENTAL

A segunda Abordagem Humanística é a Teoria Comportamental que surgiu com Chester Barnard e principalmente depois da publicação do livro de Herbert Simon (o comportamento administrativo) em 1947, focando um desenvolvimento de uma teoria de decisão. Ela descende diretamente da Teoria das Relações Humanas e mantem os aspectos estruturais da empresa de lado, se focalizando somentenos aspectos comportamentais.
Em 1962, surgiu o Desenvolvimento Organizacional, que é um desdobramento da Teoria Comportamental voltado a mudanças nas organizações através de um modelo de diagnóstico, intervenção, que envolve mudanças estruturais e comportamentais, com o intuito de melhorar a eficiência e a eficácia nas empresas.

Características da Teoria Comportamental:

Ênfaseno comportamento organizacional, isto é, na dinâmica e não na estrutura, foco no processo decisório, ênfase em aspectos comportamentais como: motivação, liderança, comunicação, equipes, a organização como um sistema social cooperativo, conflito entre objetivos organizacionais e individuais.

Características do Desenvolvimento Organizacional:

Foco na empresa como um todo,orientação sistêmica, desenvolvimento de equipes, agente de mudanças, solução de problemas, enfoque interativo, retroação, orientação contingencial, processo de grupo e aprendizagem experiencial.

NEOCLÁSSICA

Teoria Neoclássica: surgiu em 1954, com Peter Druker, veio aprimorar a Teoria Clássica de Taylor e Fayol, com base em novos experimentos, objetivos e resultados, trazendo uma abordagem mais...
tracking img