Os diversos rostos da infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
José Manuel Moran*

Os Meios de Comunicação na Escola

Os Meios de Comunicação exercem poderosa influência na nossa cultura. Refletem, recriam e difundem o que se torna importante socialmente tanto ao nível dos acontecimentos (processo de informação) como do imaginário (são os grandes contadores de estórias, atualmente, através de novelas, seriados). Os Meios de Comunicação desempenham tambémum importante papel educativo, transformando-se, na prática, numa segunda escola, paralela à convencional. Os Meios são processos eficientes de educação informal, porque ensinam de forma atraente e voluntária – ninguém é obrigado, ao contrário da escola, a observar, julgar e agir tanto individual como coletivamente. A escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os Meios de Comunicação,deixando de ignorá-los ou considerá-los inimigos. A escola também não pode pensar em imitá-los, porque nos Meios predomina a função lúdica, de entretenimento, não a de organização da compreensão do mundo e das atitudes.

* Doutor em Ciências da Comunicação, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP-, do Instituto Metodista e do Colégio Santa Cruz.

21 A escola pode e precisa estabelecer pontes com os Meios de Comunicação. Pode utilizá-los como motivação do conteúdo de ensino, como ponto de partida mais dinâmico e interessante diante de um novo assunto a ser estudado. Podem os Meios apresentar o próprio conteúdo de ensino (cursos organizados em vídeo, por exemplo), bem como ser, eles próprios, objeto de análise, de conhecimento (estudocrítico da televisão, do cinema, do rádio, dos jornais e das revistas). A escola pode combinar as produções escritas convencionais com as novas produções audiovisuais, principalmente em vídeo, que capacitam o aluno a se expressar de forma mais viva e completa. A escola pode preocupar-se não só com os Meios, mas também com a comunicação como um processo mais amplo e que envolve a própria comunicaçãotanto dentro da sala de aula como nas relações entre direção, professores, alunos e funcionários, procurando desenvolver processos de comunicação menos autoritários e mais participativos. A escola precisa, enfim, no seu Projeto Educativo, considerar a questão dos Meios de Comunicação e da comunicação como parte importante – e não marginal – do processo educativo integral do novo aluno-cidadão, visandoconstruir uma sociedade realmente democrática.

Meios como Motivação

Os Meios de Comunicação – o jornal, o rádio, a televisão, o cinema – podem ser utilizados como ponto de partida de um novo assunto, como pesquisa prévia para debates, como motivação, como estímulo. Pode-se pedir aos alunos que, em pequenos grupos, façam levantamentos do que os jornais, as revistas e a televisão trazem sobreum novo tema que será abordado, recortando-os. Na sala de aula, esses recortes são colocados num mural, para que todos façam uma leitura prévia do que está acontecendo. Os alunos podem apresentar por escrito os resultados da pesquisa e depois oral ou audiovisualmente, na sala de aula. Não havendo tempo para pesquisa prévia, pode-se utilizar os Meios como motivação imediata. Pergunta-se aos alunoso que os diversos veículos dizem sobre o tema pedido. A partir das respostas obtidas, o professor completa as informações sobre o assunto. Onde for possível, é importante exibir um vídeo sobre o assunto em questão. Um vídeo motivacional, gravado da televisão ou alugado de videoclubes ou de empresas

22

ligadas mais diretamente a programas educacionais, poderá ser exibido e depois oprofessor pedirá que os alunos coloquem em grupo os pontos mais importantes do vídeo. No plenário, o professor completará as informações dos alunos. O vídeo, com temas geradores de discussão, é um poderoso instrumento de dinamização e enriquecimento da aula, tanto do ponto de vista de conteúdo como de dinâmica participativa e interesse. Não havendo tempo na aula para um debate imediato sobre o vídeo,...
tracking img