Os beneficios da nbr iso 9001:2008 no mundo corporativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE


OS BENEFICIOS DA NBR ISO 9001:2008 NO MUNDO CORPORATIVO




Projeto Multidisciplinar de Auto Aprendizagem apresentado como requesito parcial para a conclusão do módulo referente ao segundo semestre de 2012, sob orientação do Professor Alberto Meijome.













São Bernardo do Campo – SP

2ºSemestre/2012

Agradecimentos

O projeto com o tema NBR ISO 9001:2008 é formado através do esforço do grupo e a orientação do Professor Alberto Meijome.

O grupo agradece a todos que forneceram e ajudaram nas informações necessárias para a elaboração deste projeto, titulado como os benefícios da NBR ISO 9001:2008 no mundo corporativo.

Agradecemos também a dedicação de todos os envolvidospara o sucesso deste projeto, e aos interessados pela leitura do mesmo. Além dos professores do curso de graduação de Tecnologia em Gestão da Qualidade da Faculdade Anchieta.





















Dedicatórias

O grupo dedica o projeto NBR ISO 9001:2008 a todos que colaboraram com sua formação e principalmente aos interessados pelo assunto.

Dedicamos também ao ProfessorAlberto Meijome por seu esforço em propiciar informações importantes para a elaboração do Projeto Multidisciplinar de Auto – Aprendizagem (PMA) e, também, aos professores do curso de graduação de Tecnologia em Gestão da Qualidade em lecionar as disciplinas do curso para o entendimento da NBR ISO 9001:2008 para a criação deste projeto.“Um produto não precisa necessariamente ter a melhor qualidade possível: o único requisito é que o produto satisfaça as exigências do cliente para o seu uso."

Shigeru Mizuno













Introdução

Ao passar dos tempos, com a manifestação negativa da satisfação de seus clientes diante dosprodutos adquiridos e de suas funcionalidades, as organizações procuraram um modo de mantê-los através de uma gestão da qualidade que pode ser adquirida de forma eficiente, eficaz e efetiva por meio da norma NBR ISO 9001:2008.

A NBR ISO 9001:2008 é requisitada pelas empresas devidas uma serie de conceitos bem elaborados para o sucesso na gestão da qualidade englobando a satisfação de seus clientes.Contudo, a norma também foi gerada para a padronização de processos, produtos e serviços, para concretizar tal informação:

A ISO elabora as normas para promover atividades mundiais relacionadas com o objetivo de facilitar o comércio internacional de bens e serviços, bem como de desenvolver cooperação na esfera de atividade intelectual, científica, tecnológica e econômica.(Bravo, 2007).

Os requisitos contidos na norma terão que ser levados com muita rigorosidade para ao sucesso da implementação do sistema de gestão da qualidade, todavia todos na organização têm que compreender o porquê a empresa está implementação esta nova gestão e participar da implementação, deste a diretoria até os mais simples operários.

A norma em questão foi elaborada para que asorganizações passem a ver seus clientes como o principal motivo dela estar incluída no mercado. Além disso, traz consigo a intenção da melhoria continua de processos, produtos e serviços para a satisfação de seus clientes.

Muitas empresas enfrentam dificuldades para implementação desta norma, devido ao não entendimento da importância e o tempo disponível dos colaboradores para a implementação da norma NBRISO 9001:2008 na organização e a série de benefícios gerados em frente à certificação do sistema de gestão da qualidade.

Um ponto bem visto pelos grandes empresários é a série de benefícios conquistados com a certificação do sistema de gestão da qualidade pela norma NBR ISO 9001:2008, pois um os diversos requisitos que a norma obtém são voltados para a conquista e retenção de clientes,...
tracking img