Visita tecnica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CARLOS FRANCISCO SIMON

VISITA TÉCNICA USINA DE AÇUCAR E ETANOL
COPRODIA

CAMPO NOVO DO PARECIS - MT
2012

CARLOS FRANCISCO SIMON

VISITA TÉCNICA USINA DE AÇUCAR E ETANOL
COPRODIA

Trabalho de visita técnica apresentado à
Universidade Norte do Paraná – Unopar,
como requisito parcial para obtenção de
médiabimestral na disciplina de Filosofia.


CAMPO NOVO DO PARECIS – MT
2012

INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho de visita técnica é o de conhecer um pouco mais sobre a empresa, sua história, seu inicio, área de atuação, seus valores, missão, funcionários, cooperados, e também detalhar um pouco sobre o processo de produção da usina, seus custos e lucros, como funciona o processo deprodução de açúcar e etanol deste a colheita na lavoura até o seu processo final dentro da usina.
Vamos acompanhar todo o processo de fabricação do etanol e do açúcar, todo o processo de moagem da cana, setor de vapor, responsável pelo andamento da usina, sendo que esta é gerada pela queima do próprio bagaço da cana que fica estocado ao lado da usina para futuro consumo. A energia utilizada naempresa hoje é toda gerada pelo setor de geração de energia da usina através de turbogeradores que produzem a energia suficiente para rodar toda a usina, setores administrativos, e setores de manutenção da empresa.
A empresa também tem uma visão de venda de energia elétrica para as cidades vizinhas, sendo que a mesma terminou este ano a construção de uma nova e moderna caldeira, já com opensamento voltado para a geração de mais energia e venda da mesma em um futuro próximo.
Poderemos também observar que hoje para a usina, o maior retorno está sendo com a venda do açúcar, tanto que a empresa esta investindo na construção de um novo armazém, e ate que o mesmo não fique pronto estão utilizando o armazenamento em big bags cobertos ao lado do armazém principal que já se encontra lotado.DESENVOLVIMENTO

Dados da empresa:

Cooperativa Agrícola Produtores de Cana Campo Novo do Parecis Ltda. Coprodia Usina de açúcar e etanol, localizada na Rodovia Br 364, km 864, zona rural, Campo N. do Parecis – Mt
A empresa é considerada de grande porte onde conta com a participação de aproximadamente 1.800 funcionários, tendo como seus principais departamentos o setor agrícola,setor industrial, setor de laboratórios industrial e entomológico ,setor administrativo, setor de compras, setor comercial e motomecanização
O setor agrícola é responsável pela colheita, controle de pragas e plantio. Também conta com confinamento de bovinos. O setor industrial é o local responsável pela fabricação do açúcar e do etanol, e onde são realizados diversos processos para assegurar aqualidade de seus produtos. No setor administrativo e financeiro é feito toda a parte de pagamentos e recebimentos da empresa. O setor de compras é responsável por toda compra de materiais para a empresa, tanto para a industria como para o setor agrícola No setor comercial é feita a parte de vendas, negociações do produto (açúcar / etanol) para seus diversos clientes em todo o país mas com forte mercadono estado de Rondônia. E para concluir o setor de motomecanização onde fica responsável pelo recebimento de maquinas e veículos para futuras revisões e manutenções.

Histórico:

A cooperativa de produtores de cana de Campo Novo do Parecis (Coprodia), teve seu inicio no dia 24 de novembro de 1980, através de um grupo de produtores rurais do sul do país, que acreditando no potencial de nossaregião e no crescimento do setor sucroalcooleiro, fundaram na época no município de Diamantino a Coprodia, começando de imediato suas obras para construção da usina. Em abril de 1991, com a emancipação do município de Campo Novo do Parecis a empresa passou a se chamar Cooperativa Agrícola de produtores de cana de Campo Novo do Parecis Ltda.
Desafios:
Após 30 anos de fundação , com 49...
tracking img