Os annales por pete burke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA (HID0228)
PROFESSOR TUTOR – TANIA CORDOVA
ACADEMICO – PEDRO VALMOR DIAS
MATRICULA (250964)
PRÁTICA DO MÓDULO III

Resumo Descritivo

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1977,153 páginas.Tradução Nilo Odalia.

OSANNALES POR PETER BURKE
Esta resenha, trata do Livro escrito por Peter Burke denominado A Escola dos Annales (1929-1989) –Revolução Francesa da Historiografia.Neste livro estuda-se um movimento chamado Annales, que em sua essência, explana o universo do pensamento histórico na França.A história era basicamente positivista.Esta história consistia na exaltação de grandes homens,grandes feitos, umahistória política que em muitos casos era uma forma de legitimação destes acontecimentos.Outras formas de abordagens, quando tentadas,m dificilmente recebiam o devido interesse.Aos poucos, essa história positivista,fortemente influenciada pelas ciências Naturais começou a receber duras críticas, principalmente por parte dos simpatizantes durkheimianos.
Neste contexto,foi queLucien Febvre e Mark Bloch, contestam as gerações passadas,batendo de frente com a história positivista até então, com a criação da revista em 1929 com objetivos primeiros da história voltada para o social e econômica, abrindo caminhos também para uma interdisciplinaridade entre história e as Ciências Sociais,aos poucos estendendo esta conexão com outras disciplinas como a Geografia,Antropologia e aPsicologia.
Febvre, historiador defensor da história-problema,do uso de fontes não-documentais e do diálogo entre os historiadores quanto a suas metodologias,mais velho 08 anos que March Bloch, porém com personalidade mais combativa, por sua vez, March Bloch, navegava por sua história rural e feudal,entre os outras coisas,sereno e lacônico, personalidades diferentes, mas com umobjetivo comum, a parceria de vinte anos juntos entre as duas grandes guerras,buscavam uma “ história” das mentalidades,algo diferente do que outros historiadores.
Peter Burke, no livro divide em três momentos este movimento, ou seja, o primeiro movimento relata uma luta contra a história tradicional, no segundo momento, ou segundo movimento, este assemelha-se e se formalizaestruturalmente a uma “Escola”de espírito inovador, no terceiro momento, o movimento é a fase marcada por desmembramentos, exercendo grande influência sobre os leitores, já então denominada “ Nova História”.
A história que até o momento consistia apenas em apresentar a narrativa de acordo com as fontes – e nesse caso as fontes dificilmente ultrapassavam os limites da escrita –passou aapresentar mais do que narrativas, mas problemáticas, deixando de focar exclusivamente em grandes feitos, abrindo caminho para o estudo de temas cotidianos. Essa roupagem que lembrava as ciências sociais deu a história uma concepção mais científica que até o momento relutava-se em admitir. Sendo um pouco mais específico, pode-se dizer que a história tradicional era narrativa, possuía uma cronologiadefinida, escrita de forma linear, usando documentos oficiais como fonte, era evolucionista e previlegiava fatos de cunho político. A história problema foge deste velho padrão, a começar pelas origens das fontes.
Peter Burke, considera que a partir da “Revolução Copernicana” na história, com Leopold Von Ranke, a história sócio-cultural foi re-marginalizada, outros autores e historiadoresexpressavam mudanças para uma visão mais ampla da história.Os fundadores da Sociologia,Comte,Spencer e Durkheim, expressavam pontos de vista semelhantes, e de acordo com Burke, após a primeira guerra, surgiram idéias de uma revista internacional, a princípio dedicada a história econômica, mas tornou-se aos poucos uma liderança na história social,econômica e preocupava-se com o problema do método...
tracking img