Ohos azuis-fichamento do filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília
Faculdade de Direito
Aluno: Edilson José da Costa
Matrícula: 09/0140371
Professora: Alejandra Pascual







Trabalho de Sociologia Jurídica
Fichamento da obra Globalização – As Consequências Humanas, Zygmunt BaumanNovembro de 2011



O filme “Olhos Azuis”, Um Duelo na Fronteira, de José Joffily trata da história de diversos personagens. O personagem principal é conhecido como o policial Marshall (David Rasche), chefe policial da imigração americana. Este trabalha na alfândega americana e sua função é proteger a fronteira no aeroporto JFK, em New York(USA). O policialMarshall tem uma personalidade complexa, diversos preconceitos e aversões patrióticas. Tem, ainda, diversos problemas de saúde e ligados a drogas e bebidas.
O filme é apresentado em flashes, numa construção não-linear, se passando em dois tempos e locais distintos, cujo passado e futuro dos personagens são tratados de um modo contemporâneo, na qual a principal função é despertar no públicoespectador uma curiosidade a respeito de como aquilo ocorrerá.
Tudo começa no aeroporto, no departamento de imigração americana, onde a equipe composta por Marshall, policial chefe do departamento, e seus dois assistentes Bobby, conhecido como senhor Estévez e Sandra começam a entrevistar de modo persistente e ilegal aos imigrantes que tentam entrar nos Estados Unidos. Bobby apresentava umainsatisfação pelo modo como Marshall tratava os imigrantes, porém aceitava a situação pois estava almejando uma promoção que supostamente seria feita pelo chefe.
A trama do filme é enfatizada na história do personagem Nonato, um brasileiro, professor universitário, que vivia no Nordeste do Brasil, que pelas dificuldades teve de buscar nos Estados Unidos uma oportunidade de manter sua filhaLuíza.
Marshall com suas indagações e ironias, desafia-o, fazendo-o lembrar de momentos pessoais marcantes em sua vida, como o trágico relacionamento que teve com uma americana. Ainda, ofende Nonato alegando que sua história é ilegal e inventada. Marshall provoca em Nonato um sentimento de raiva e fúria, que acarreta total descontrole onde, mesmo sendo vítima, é morto pela políciaamericana.
Além de Nonato, o grupo de dançarinos de Honduras, a cubana Calypso, o casal de Buenos Aires, são também vítimas das suposições de ilegalidade e do preconceito de Marshall, sendo ofendidos por sua equipe, mas que obtém êxito no final do filme, devido ao trágico fim de Nonato na trama.
Após os ocorridos no Departamento de imigração, a morte de Nonato, o filme evidenciaMarshall numa prisão, de uma maneira não muito clara temporalmente. Contemporâneo a isto Marshall vai para o Brasil a procura da filha de Nonato em Recife-PE, no Nordeste brasileiro. Nessa busca ele conhece Bia (Beatriz), uma menina que o ajuda a encontrar Luíza numa cidade do interior de Recife.
O filme faz uma analogia à vulgaridade da mulher brasileira, à cultura brasileira, músicas popularescomo o forró e paisagens típicas do interior do Brasil.
O final do filme se apresenta de uma forma indeterminada em relação ao fim de Marshall, mas o coloca numa posição de arrependimento sobre o fim de Nonato, na tentativa de ajudar sua família.
Olhos Azuis é uma denúncia a intolerância aos estrangeiros imigrantes latinos, que se intensificou após os atentados de 11 desetembro de 2001. Evidencia, assim, o preconceito racial, o excesso de patriotismo americano, agressões verbais, físicas e culturais feitas aos imigrantes na tentativa de ingressar no cotidiano vivenciado nos Estados Unidos.






























Questão 2-Descreva...
tracking img