1° Imperio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O começo do Primeiro Reinado marca o fim do Período Colonial no Brasil; porém, isso não significou uma alteração muito grande nas condições econômicas e sociais do país. Os mais ricos continuaram comesse status e a desigualdade social[->0]era bastante forte. A política do país passou a adotar medidas visando organizar o Estado Brasileiro[->1]. O primeiro passo foi elaborar a primeira CartaConstitucional, que seria responsável por estabelecer procedimentos legais. Era necessário que o governo imperial começasse a estabelecer contato com os outros países, a fim de estabelecer os contatoscomerciais.|
Posteriormente, foram criados os órgãos do Estado, um exército e leis constitucionais. Ocorreu uma divisão entre o Partido Brasileiro, os conservadores e os liberais. Para os conservadores,a monarquia deveria ter poderes ilimitados e para os liberais, o certo seria a implantação de uma monarquia constitucional com províncias mais autônomas.

Constituição de 1824

Havia diversosproblemas entre o Partido Brasileiro e o Português e foi convocada uma Assembleia Constituinte, que limitou os poderes do imperador. Como represália, ele dissolveu a Assembleia e instituiu um Conselho deEstado para que fosse elaborada a nova Constituição. Ela foi outorgada em 1824. No documento, ficava assegurado um governo monárquico e hereditário, catolicismo como religião oficial, eleiçõesindiretas, divisão em quatro poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador) e voto censitário.

Fim do Primeiro Reinado

Com a nova Constituição, o Imperador começou a comandar a Câmara e osConselhos Provinciais, indicar presidentes das comarcas e retirar juízes dos seus cargos. Os problemas no país começaram com a participação na Guerra da Cisplatina, em 1825. O líder da revolta, JuanAntonio Lavalleja, anexou a Cisplatina à República das Províncias Unidas do Rio da Prata, região onde está a Argentina. O Brasil declarou guerra aos argentinos e o conflito durou até 1828.
O país...
tracking img