quadro cronologico colonia imperio 1 republica e 2 republica





UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO













ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS.











Daniel
Rita
Maria EduardaSão Paulo SP
2013
Sigmund Freud

Freud médico austríaco e fundador da psicanálise recebeu uma educação judaica aberta à filosofia do iluminismo. Ele era tão querido quesua mãe o chamasse de “meu Sigi de ouro’’ e amado pelo seu pai que lhe ensinou valores sobre a religião judaica”. Freud era um psicanalista que não tinha medo de vali ar sua pesquisa estudou muito egostava de estudar a mente humana e seus mistérios, depois praticou hipnose trabalhou em hospital e então começou avaliar a sexualidade infantil, ato esse bem simbólico para educação. Destaca muitoesse assunto nas suas pesquisas medo, trauma e relacionamento entre aluno e professor os mistérios que ainda hoje são estudados por pesquisadores e cientistas.
Uma das contribuições de Freud paraeducação foi estudar que as ideias e sentimentos são armazenados na mente através de descarga de energia, essa energia se chama ‘’libido’’ de origem sexual, pois essa contribuição sobre as transformações dosimpulsos sexuais. Sendo assim a criança aprende através do prazer.
Isso remete diretamente com a nossa prática educacional, pois o professor deve trabalhar em cima daquilo que vai trazerprazer para o educando, já que para Freud a criança aprende aquilo que lhe de libido, ou seja, aquele aprendizado que lhe seja prazeroso.
Freud declara também que educador é aquele que deve buscar oequilíbrio e chega à conclusão de que o educador é uma profissão impossível, pois só pode ser pedagogo aquele que é capaz de penetrar na ‘’ psique infantil’’ o que para os adultos é uma missãoimpossível, pois somos incapazes de compreender nossa própria infância. Não se aprende sozinho: existe uma relação entre professor e aluno. O aprendizado supõe um relacionamento de mestre e aluno. Assim,...
tracking img