DIVERSIDADE DE MICROORGANISMOS DEPOSITADOS EM NEVE/GELO RECENTE NA ILHA REI GEORGE - PENÍNSULA ANTÁRTICA

20928 palavras 84 páginas
RESUMO

O interesse na identificação de microorganismos presentes nas camadas de estratificação da calota polar antártica vem crescendo durante a última década. Todavia, apenas ultimamente seu potencial de uso tornou-se evidente para a comunidade científica. Para este trabalho foram coletadas amostras de neve recente a partir de 3 trincheiras razas (80, 140 e 200 cm) escavadas na superfície da geleira Wanda durante Operação Antártica XXIII (2004-2005), na Ilha Rei George. Todo o procedimento de amostragem seguiu protocolo de coleta estéril, própria para análise de material microbiológico. As amostras foram trazidas para análise no Brasil em acondicionamento apropriado pelo Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel.
As amostras coletadas na geleira Wanda foram derretidas, filtradas, concentradas e analisadas em um citometro de fluxo com marcadores de DNA. A técnica permitiu determinar a fração de micoorganismos correspondente ao total de partículas depositadas nas amostras de neve/gelo em camadas de 20 cm. Extraiu-se também dados sobre o tamanho e a distribuição das partículas ao longo dos perfis das trincheiras. Adicionalmente, as amostras foram inoculadas em meios de cultura líquidos, visando o crescimento e isolamento dos organismos ali presntes. Os isolados foram submetidos a técnicas de identificação fenotípica e molecular por sequenciamento nucleotídico. Das 20 amostras inoculadas, 10 mostraram crescimento em pelo menos um tipo de meio e temperatura de incubação incluindo culturas aeróbias e anaeróbias. As culturas se desenvolveram entre 2 e 60 dias de incubação. Os resultados da identificação das espécies foram dispostos em uma árvore filogenética. As respectivas amostras foram também submetidas a analises de DGGE, para a avaliação da variabilidade genética de indivíduos em cada amostra.

xi

ABSTRACT
The interest in microorganism identification from Antarctica ice layers have become increasingly high since the last decade. During

Relacionados