Os alunos tomam as redeas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os alunos tomam as rédeas

O governo belga delega as questões educativas às administrações comunitárias, esta por sua vez dá liberdade as Escolas Públicas, e as Escolas Públicas dão totalautonomia para os alunos atuarem através de um Conselho de Estudantes, debatendo projetos por eles sugeridos, uma iniciativa que vem rendendo bons resultados.

O Diretor, de cada escola tem apenas o papelde observador, às vezes questionando métodos, mas interferindo o mínimo possível. Sendo o programa educativo proposto diretamente pelo gestor da escola pública, é regido até o primeiro ano do EnsinoFundamental. A partir do segundo ano, o Conselho e os alunos escolhem as aulas do currículo, sempre com orientação dos Educadores e sob supervisão do país apenas. Podendo os alunos decidir darsequencia ao ensino regular, técnico, artístico ou profissionalizante. Além disso, o Conselho de Estudante, leva a autonomia para as salas de aulas, onde cada aluno decide como prefere ser avaliado, porpesquisa, trabalho em grupo, experiência, sendo que estes métodos funcionam melhor que o sistema convencional. Para compreender melhor o sistema educativo Belga, tem que conhecer suas características.Para ser Educador neste país, é necessário que seus professores do Ensino Médio tenham cursado uma Faculdade.
Já na Patagônia-Argentina, a realidade é bem diferente, dificuldade de acesso àEducação é sentido em lugares inóspitos, como a maioria dos colégios da América Latina, a grande dificuldade é financeira onde professores, alunos e funcionários dão aula de sobrevivência em meio àsdificuldades financeiras e às diferenças culturais existentes. Recebendo filhos de camponeses que até pernoitam nos locais de ensino. Atualmente os salários dos Educadores na Argentina são pago com acolaboração do Governo Estadual em valores de até R$ 3.000,00 mensais.
Já nas escolas britânicas, com o aumento da migração, foi incluído o estudo de diversas culturas em currículo, promovendo melhor...
tracking img