Os 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CEMOB
Mangaratiba, 08 de fevereiro de 2012.
Aluno: Adriana Rosa
Módulo: Tecnologia, Prevenção e Controle de Perdas
Professor: Marcus Henrique


5S

5S é o nome de ummétodo, ou antes, uma filosofia, de administração japonesa e se refere à inicial de cinco palavras: Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
A filosofia dos 5S busca promover,através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho. Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa deimplantação do 5S, ou então, como também podem ser chamados os cinco “sensos”:
- SEITON: significa deixar tudo em ordem, ou o “senso de organização”. É literalmente arrumar tudo, deixar ascoisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.
- SEIRI: se refere aevitar o que for desnecessário, ou o “senso de utilização”. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário, passando-o para outrosque possam fazer uso dele ou simplesmente descartando, conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo.
- SEISO: significa manter limpo, ou o “senso de limpeza”. Agora quevocê já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter assim.
- SEIKETSU: zelar pela saúde e higiene, ou “senso de saúde e higiene”. Não adianta nadamantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também.
- SHITSUKE: zelar pela disciplina, ou o “senso de auto-disciplina”. Este conceito é um poucomais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados de seguir as normas. Ele se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.
tracking img